Seforc: Catequistas estudam Cadernos do Plano Arquidiocesano de Catequese

25/07/2019 às 15h23

Coordenadores de Catequese das paróquias da Arquidiocese estão reunidos no Seminário de Filosofia, em Mariana, desde segunda-feira (22), para a Semana de Formação Catequética. Até amanhã (26), os mais de 70 participantes terão passado pelos quatro módulos de estudo desta 27ª edição, divididos entre: Direitos humanos, Caderno Preparai o Caminho III (Crisma), o Lúdico na Catequese e a Espiritualidade do Catequista.

Segundo o Coordenador da Dimensão bíblico-catequética, padre Jorge Nato da Mata, um dos destaques da Semana de Formação Catequética deste ano é a participação de catequistas novos. “A nossa proposta é dar continuidade ao trabalho do ano passado, quando trabalhamos a infância I e II com os Cadernos Vinde a mim I, II, III e IV. Este ano estamos trabalhando com o Caderno Vinde a Mim V e Preparai o Caminho. De maneira geral, o trabalho está sendo muito bom, percebe-se uma alegria muito grande entre os catequistas e maturidade”, avalia.

No módulo da Espiritualidade, os participantes estão aprendendo a importância do catequista buscar constantemente a experiência do Encontro com Jesus. “Nós estamos mostrando que eles precisam estar na presença do Senhor, fazer silêncio, ter momentos de oração, fazer a leitura orante, colocar-se na presença do Senhor através de uma leitura, de um texto, de músicas que levem a contemplação. O importante é que o catequista saiba que pra ele ser um encantador de gente, precisa ter feito a experiência do encontro íntimo e pessoal com Jesus Cristo”, explica a representante arquidiocesana da catequese, Mônica Morais, responsável pelo tema. 

Rosilene da Conceição, da Paróquia de Santo Antônio, de Santa Bárbara, participa pela terceira vez da Seforc. Para ela, a troca de experiências é fundamental. Clélia Simone Ferreira Damasceno, de Ouro Branco, catequista há 21 anos, concorda. “Cada vez a gente sai mais renovada, forte, cheio de pique pra caminhada da catequese. É a quarta vez que estou aqui”, conta.

Catequista há quatro anos, José Hélio Sampaio, da Paróquia São Domingos Gusmão, de Santa Margarida, participa pela primeira vez das formações e revela não ver a hora de repassar o conteúdo para a Forania de Abre Campo, da qual é representante. “Viemos eu e mais 7 pessoas da Forania. As formações são muito atrativas, vamos levar para lá para formar os jovens de hoje que precisam dessa catequese para renovar a paróquia”, diz.

Os catequistas contam com o apoio de dois seminaristas do primeiro ano de Filosofia, Nilo da Silva Neto e Magno Reis Ramalho. Além de ajudar na liturgia das missas celebradas todos os dias às 7h e dar suporte nas atividades da casa, eles também estão aproveitando as formações. “Por mais que nós tenhamos alguns aprendizados, conhecer e aprender mais é sempre bom. O que eles trazem é novo, a gente acha que sabe, só que quando eles apresentam é que nós passamos a saber. A convivência que temos também é muito boa. São todos das diversas regiões, partilhando as dificuldades que encontram, as pedras no caminho no decorrer das caminhadas”, expõe Nilo.

 

Veja mais fotos aqui


Voltar

Confira também: