O dia 28 de julho de 2019 entrou para a história dos devotos de São Judas Tadeu na cidade de Itabirito (MG), na Região Pastoral Mariana Norte. Em clima de festa, eles acompanharam a benção da igreja e a dedicação do altar neste último domingo. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, e contou com a participação do pároco, padre Edmar José da Silva, do vigário paroquial, padre Harley Lima de Carvalho, do padre Miguel Ângelo Fiorillo e do padre João Carlos.
A celebração, realizada em sintonia com o Jubileu de Diamante da Paróquia de São Sebastião, contou com a aspersão da água benta, a unção do altar, a incensação e a iluminação do altar.
Na homilia, Dom Airton sublinhou que esse templo é uma casa de oração. “Aqui é um local onde as pessoas irão se reunir para rezar, para prestar culto a Deus na santa missa. Para celebrar os sacramento. Para se colocarem diante de Deus. Para agradecer, pedir forças e coragem para seguir em frente. Este é o lugar da família de Deus”, disse o arcebispo.
Segundo padre Edmar “para a Paróquia é um momento muito especial poder oferecer à comunidade de São Judas e a toda cidade de Itabirito este templo, lugar de encontro com Deus e os irmãos”.
No final da missa, padre Edmar agradeceu a todos que colaboraram com a construção da igreja. “Quero agradecer a todas as pessoas que participaram deste processo. Quero agradecer, também, a associação que foi criada para construir a igreja, a todos os diretores e membros da associação. Agora, o Conselho Comunitário Paroquial (CCP) e todos os voluntários que ajudam nesse trabalho”, disse padre Edmar.
Para a coordenadora do CCP, Adriania Aparecida Souza de Paula, a celebração de benção dedicação do altar foi uma mistura de emoção e felicidade. “Estávamos preocupados para que tudo desse certo. No final foi uma benção e muita emoção”, disse.
O morador da comunidade, Dimas dos Santos Araújo, colaborou com a construção da igreja e ressaltou sua felicidade em participar da missa. “Foi maravilhoso poder participar da celebração. Essa foi a bênção e a concretização de um ótimo trabalho”.
Igreja de São Judas Tadeu
Quem vê a atual igreja de São Judas Tadeu não imagina que outras duas capelas foram construídas no mesmo terreno e que outro santo já foi o padroeiro da comunidade. Em 1976, ao terminar a construção da Vila Vera Andrade Gutierrez, a Construtora Andrade Gutierrez construiu, também, uma capela no ponto mais alto da Vila. Inicialmente, a capela foi dedicada a São Francisco de Assis. Devido à falta da imagem do santo padroeiro, a senhora Filomena, moradora da Vila, sugeriu colocar uma imagem de São Judas Tadeu. Ela, devota do santo, doou a imagem para a capela.
Em 1986, após ficar fechada por alguns anos, o estado de abandono da capela chamou a atenção da senhora Lucy Barbosa da Rocha, moradora do bairro Matozinhos, que na ocasião era ministra extraordinária Comunhão Eucarística, na paróquia. Ela procurou o pároco da época, padre Adelmo, para apresentar a necessidade de revitalizar a capela. O pároco aprovou a revitalização e Lucy buscou auxílio financeiro para a revitalização da igrejinha.
Com o passar do tempo, novos problemas começaram a aparecer na estrutura da igreja. “A comunidade percebeu a necessidade de construir uma nova igreja. Muitas doações foram feitas para a obra. Mas, essa segunda igreja ficou menor do que a primeira capela”, ressalta moradora da comunidade, Andreia Viana.
Com o objetivo de construir uma igreja maior, no dia 28 de outubro de 2011 foi inaugurada a pedra fundamental da nova construção pelo então pároco, padre Geraldo Barbosa. Para a construção da igreja foi criada uma Associação, que perdurou até 2018. “Foi quando padre Edmar sugeriu que a associação fosse encerrada e começasse a funcionar o Conselho Comunitário de Pastoral”, explica Andréia.
Jubileu de Diamante de São Sebastião
Neste mês de agosto, a Paróquia de São Sebastião, em Itabirito, completa 60 anos de evangelização. Para marcar a data inúmeras ações e celebrações estão sendo organizadas. “Ainda este ano faremos a inauguração da igreja de Nossa Senhora do Rosário, de Acuruí, que está em fase final de restauração e da igreja de São Gonçalo, da comunidade de São Gonçalo do Monte. Todas estas inaugurações estão dentro da programação do jubileu de diamante da Paróquia”, explica padre Edmar.
Colaborou: Pastoral da Comunicação