Leigos participam de Retiro dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola

31/07/2019 às 15h30

De 21 a 28 de julho, 24 leigos da Arquidiocese de Mariana participaram do Retiro Espiritual de Santo Inácio de Loyola, na Sociedade São Miguel Arcanjo, em Barbacena. 

“Foram oito dias em silêncio. Uma experiência muito bonita e transformadora na vida de cada leigo”, ressalta padre D’Artagnan, orientador do retiro. Esta foi a segunda edição do retiro neste ano. O primeiro foi realizado em fevereiro, em Borda do Campo.

Para a participante Suellen de Paula, o retiro contribui para “reordenar a própria vida em torno de Deus". “Muitas vezes a nossa vida não está ordenada conforme a vontade de Deus, e sim, conforme a nossa vontade. Santo Inácio é brilhante, inspirado por Deus nos ajuda no nosso crescimento espiritual, na nossa vida de santidade. Nas diversas atividades diárias, falamos muito e ouvimos pouco. Silenciar para o mundo e se deixar conduzir pela doce voz de Cristo”, revela

Na opinião dela, a proposta de Santo Inácio de conhecimento interior é fundamental para a busca da santidade. “Os exercícios foram sensacionais e me ajudaram a enxergar a minha vida de forma plena. Fui criada para algo perfeito e para atingir o perfeito. Muito mais do que só buscar a salvação, é buscar o melhor relacionamento possível com Deus, a intimidade. É entender na plenitude da criação e como agir para cumprir a vontade dele. Vale a pena, nunca vivi algo tão profundo, intenso e doloroso, mas tão cheio de amor”, relata.

Os exercícios espirituais são um caminho de oração criado por Santo Inácio, fundador dos jesuítas, cuja memória é celebrada hoje (31). “São uma escola de oração na qual cada um é convidado a descobrir Deus e seu projeto, ajudando a conhecer-se mais a fundo, em suas luzes e sombras”, define o site dos Jesuítas.

Em breve, serão divulgadas as datas dos retiros do próximo ano. Mais informações podem ser obtidas na Paróquia São Pedro e São Paulo, em Barbacena, pelo telefone (32) 30512129.


Voltar

Confira também: