A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de São Miguel do Anta, recebeu no dia 27 de julho a equipe responsável pela divulgação do Projeto Arquidiocesano de Evangelização da Juventude (PAEJU) na Forania de Viçosa, composta pelo padre Daniel Júnior dos Santos, vigário da Paróquia Santa Rita de Cássia, de Viçosa, por Márcia G. Soares de Freitas, da Paróquia São Silvestre e Maria José Alves, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, ambas de Viçosa.
O encontro reuniu mais de 100 pessoas, divididas entre conselheiros do Conselho Paroquial de Pastoral e jovens. A reunião teve como objetivo orientar o grupo com as diretrizes do PAEJU e contribuir para que o jovem tenha voz e vez no cotidiano da sua vida. "Foi um momento rico de aprendizagem e esclarecimento das diretrizes emanadas do Projeto", revela a paroquiana Maria da Glória Lima Lopes.
Após estudo do texto, foi feito um trabalho de grupo com as seguintes questões: A primeira, se há preocupação com a juventude pela Igreja e pela sociedade; a segunda, se há algum problema que impede a comunicação entre os jovens e a Igreja; e a terceira que apresentassem soluções para os problemas detectados.
As colocações apresentadas pelos 10 grupos foram unânimes: a ausência do jovem na Igreja se deve ao comodismo, a falta de incentivo da família, o acesso às inovações do mundo atual. Como sugestão, foi apresentada a escuta aos anseios dos jovens para falar a mesma linguagem e ações que os motivem a maior participação, sem desprezar o essencial. Padre Daniel finalizou ressaltando que “a partir das ações é possível alcançar o objetivo do PAEJU, e que possam incluí-las no planejamento do CPP, dentro da realidade da Paróquia”.
Segundo Maria da Glória, a reflexão, a avaliação da realidade e o direcionamento foram pontos chaves do encontro, para a construção de um novo projeto de evangelização da juventude na Paróquia.
Colaboração: Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de São Miguel do Anta.