Padre Jorge Nato celebra Jubileu de Prata Sacerdotal

01/08/2019 às 15h01

“Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que Ele me fez?”. Este versículo do Salmo 115 foi o tema da celebração do Jubileu de Prata Sacerdotal de padre Jorge Nato da Mata, celebrado na última terça-feira (30), em Catas Altas da Noruega. A celebração teve a presença do arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, do bispo de São João Del Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, de 32 padres, familiares, conterrâneos e convidados.

Na homilia, Dom Airton agradeceu ao padre Jorge por todo o préstimo à arquidiocese de Mariana e antecipou o convite para a celebração do jubileu áureo em 2044. Ele ressaltou a importância do padre na Igreja e pediu à comunidade para rezar para o surgimento de mais vocações sacerdotais. Comentando sobre o Evangelho do Lava-pés, afirmou que a missão do de um padre é um serviço gratuito, onde aprendemos com Jesus a lavar os pés uns dos outros.

No seu discurso, padre Jorge agradeceu a participação de todos, lembrou nomes dos sacerdotes, parentes e catasaltenses que muito colaboraram na sua vida sacerdotal. Ele também lembrou dos dois pedidos de Dom Luciano em sua ordenação: Santificar o povo e doar a vida aos mais pobres e vulneráveis da sociedade. Ao final, pediu para que continuassem rezando por ele e todos os sacerdotes. “Sou muito feliz por ser Padre e todas estas homenagens são em direção a Jesus Cristo, único e verdadeiro Sacerdote, a quem me coloco como servidor. Peço a Deus o dom da perseverança e um crescente ardor missionário, muito apoio das comunidades que eu for servir e alegria de poder anunciar a mensagem de esperança”, diz o padre.

Além de Catas Altas da Noruega, a festa do jubileu sacerdotal foi celebrada em vários locais: Oratórios, no dia 23 de abril, Pinheiros Altos em 12 de maio, Rio Espera no dia 18 de maio, Silveirânia no dia 07 de junho, Barão de Cocais no dia 17 de junho, Amparo do Serra no dia 21 de junho, Dores do Turvo no dia 13 de julho e na Semana de Formação Catequética, em Mariana, no dia 22 de julho.

 

Biografia

Padre Jorge Nato da Mata nasceu em Catas Altas da Noruega, no dia 18 de abril de 1968, filho de Jorge Nato Bispo e Maria Inácia da Mata Bispo. Nesta cidade, recebeu os sacramentos de Iniciação Cristã. Foi para o seminário com apenas 11 anos e ali cursou o 1º grau, 2º grau e os cursos superiores de Filosofia e Teologia. Em 1992 na cidade de Barão de Cocais foi ordenado Diácono. Em 1993 trabalhou em Piranga e, ainda como diácono, foi indicado administrador paroquial na época Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Pinheiros Altos (hoje comunidade de Piranga). Foi ordenado sacerdote dia 30 de julho de 1994 por Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, na sua cidade natal: Catas Altas da Noruega. Permaneceu em Pinheiros Altos até agosto de 1997, depois foi transferido para Rio Espera. Em 2003 foi convidado a trabalhar nas paróquias de Amparo do Serra e Oratórios, onde ficou até novembro de 2011. Nesta data, Dom Geraldo Lyrio o transferiu para as paróquias de Dores do Turvo e Silveirânia. Em Silveirânia, ficou até dezembro de 2012. De 2013 até a data presente se mantém como pároco na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Dores do Turvo. Na arquidiocese, padre Jorge é coordenador arquidiocesano de Catequese (2018 – 2021), segundo a provisão de Dom Geraldo Lyrio.


Voltar

Confira também: