"Nenhum vocacionado precisa ter medo dos desafios da missão", afirma padre Valter em entrevista

04/08/2019 às 08h45

Neste primeiro domingo do mês de agosto, dedicado a vocação sacerdotal, o Departamento Arquidiocesano de Comunicação entrevista o reitor do Seminário Arquidiocesano São José, padre Valter Magno de Carvalho. Confira:

 

DACOM: Quais passos um jovem que sente o chamado para ser padre deve dar?

Pe. Valter: O primeiro passo é a inserção na vida da comunidade eclesial. É fundamental que o jovem participe da comunidade de fé, através dos sacramentos, especialmente da reconciliação e da eucaristia, e, dentro das suas possibilidades tenha uma atuação nos serviços pastorais; o segundo passo é procurar o pároco para um primeiro acompanhamento; depois é bom que jovem participe dos encontros – despertar vocacional – oferecidos pelo Serviço de Animação Vocacional da Arquidiocese e ainda participe da Semana Vocacional que acontece todos os anos no mês de janeiro e é oferecida pelo Seminário São José.

 

DACOM: Além dos estudos, o que um seminarista aprende no Seminário?

Pe. Valter: A formação em vista do ministério ordenado é vivida em cinco dimensões: dimensão comunitária: o jovem aprimora sua capacidade de conviver através de atividades esportivas, confraternizações, cuidados com a casa onde ele vive – limpeza dos ambientes, cuidado com o refeitório, horta, jardim. Através desta convivência fraterna ele cria laços maduros de amizade; dimensão espiritual: oportuniza o aprofundamento da vida de oração em vista do discipulado, da configuração da vida do vocacionado ao Cristo Bom Pastor; dimensão humana: visa o autoconhecimento através de acompanhamento pessoal e em grupos com profissionais da área da psicologia e uma formação madura sobre a opção pelo celibato; dimensão pastoral-missionária: realizada através do estágio pastoral nas paróquias da arquidiocese e de outras dioceses para uma aproximação maior do povo de Deus e conhecimento da realidade, tendo como prioridade as periferias existenciais e geográficas; dimensão intelectual: através dos estudos o seminarista busca aprimorar seus conhecimentos humanos para melhor servir ao povo respondendo aos desafios do nosso tempo. 

 

DACOM: Como o vocacionado deve agir diante dos desafios inerentes à escolha de ser padre?

Pe. Valter: Penso que primeiro o vocacionado precisa ter a consciência sempre mais plena de que responde a um chamado do Senhor. É o Senhor quem faz a escolha. Depois precisa, com toda a sinceridade, responder a este chamado pensando não em si mesmo, mas na missão que irá abraçar e nas exigências desta missão, antes de pensar na própria realização precisa pensar se tem condições de abraçar e realizar o que as pessoas, as comunidades e a própria Igreja espera do ministro ordenado. E precisa, acima de tudo, contar com a graça de Deus. Nenhum vocacionado precisa ter medo dos desafios da missão, porque o Senhor nunca abandona os que Ele escolheu.

 

O senhor pode deixar alguma mensagem para os que estão discernindo sua vocação e para os que caminham para alcança-la?              

Pe. Valter: Que cada jovem se abra à possibilidade do chamado. O Senhor sempre chama. Que ninguém tenha medo de abraçar o caminho do discernimento com abertura de espírito e profunda sinceridade. O discernimento vocacional só acontece quando há abertura e busca sincera de uma vida autêntica por parte do vocacionado. Minha palavra como padre que completa neste mês 22 anos de ordenação é o testemunho de quem se sente profundamente realizado e, por isso, feliz na missão. Posso dizer que vale muito a pena abraçar o chamado de Deus. 

 


Voltar

Confira também: