Paróquia de São Sebastião, em Itabirito, celebra seu Jubileu de Diamante

05/08/2019 às 09h30

O clima de alegria e gratidão tomou conta da matriz de São Sebastião, em Itabirito (MG), na última sexta-feira (2), durante a celebração do seu Jubileu de Diamante de fundação da paróquia. A missa foi presidida pelo pároco, padre Edmar José da Silva, e contou com a presença do vigário paroquial, padre Harley Lima de Carvalho, dos ex-párocos, padre Geraldo Gabriel, Geraldo Souza e Geraldo Barbosa, do padre Marcelo Pereira e do padre Magno Murta.

Na homília, padre Edmar lembrou um pouco da história da paróquia e agradeceu a todos que fizeram parte dessa história. “Gostaria de fazer uma referência especial a tríade de Geraldos, que foram os três últimos párocos desta querida paróquia. Padre Geraldo Gabriel, foi o segundo pároco. Padre Geraldo Souza, o terceiro pároco, e padre Geraldo Barbosa, que exerceu seu ministério presbiteral nesta paróquia como quarto pároco. Obrigado pela rica herança que deixaram nesta paróquia”, disse

Padre Edmar também pontuou que essa era uma noite de agradecer a delicadeza, a bondade e a generosidade de Deus. “Ele que nos fez todos participantes ativos dessa bela história de São Sebastião”.

Segundo padre Edmar, fazendo referência à primeira leitura extraída do capítulo 17 do livro de Ezequiel, o broto arrancado da majestosa paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem foi plantado plantado na planície de Itabirito. “Graças a Deus, com empenho e cuidado, a generosidade e a dedicação de tantos cristãos leigos e leigas, padres, diáconos, seminaristas, religiosos, este brotinho foi crescendo ao longo desses 60 anos, foi produzindo muitos frutos abrigando a tantos em suas folhagens e sendo sinal de Deus na vida da cidade de Itabirito”, afirmou o pároco.

Padre Edmar também lembrou a dedicação do primeiro pároco de São Sebastião, padre Adelmo Ferreira da Silva. “Padre Adelmo soube cuidar, com zelo e carinho, daquele pequeno broto extraído do grande e majestosos cedro, a paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem”, disse.

No final da celebração foi lançada uma placa comemorativa ao Jubileu de Diamante da paróquia. 

Para a representante dos leigos, Lucione lapa Netto (Tioninha), participar do Jubileu de Diamante da Paróquia de São Sebastião foi motivo de júbilo. “O tríduo em preparação a festa nos trouxe boas lembranças do passado e do presente onde a família teve seu lugar especial em cada tema partilhado. A bênção Apostólica do nosso querido papa Francisco concedida de coração ao padre Edmar e a nós fiéis ficará eternamente gravada no meu coração. Diante de tantos desafios em nossa caminhada fomos revigorados para continuarmos fazendo parte dessa história, mas para, também, darmos continuidade para que Jesus seja honrado e glorificado na nossa Igreja católica e em cada filho (a) de Deus”, disse.

 

Histórico

Em 2 de agosto de 1959, o arcebispo coadjutor e administrador apostólico da Arquidiocese, Dom Oscar de Oliveira, assinou o decreto de criação da nova paróquia em Itabirito. O pastoreio daquele novo rebanho foi confiado ao padre Adelmo Ferreira da Silva, que por 30 anos cuidou de tudo com zelo e dedicação

Seis décadas depois a pequena semente, que foi plantada do lado direito do Rio, foi se desenvolvendo, se expandindo, produzindo frutos, semeando a fé e promovendo a vida. Hoje, a Paróquia de São Sebastião conta com 26 comunidades, 30 pastorais e movimentos e duas associações para promoção e cuidado com a vida.

Colaborou: Pascom

                                                      


Voltar

Confira também: