Seminário São José realiza curso intensivo de missiologia

04/11/2016 às 16h21

Com o objetivo de proporcionar aos seminaristas uma reflexão sobre Missão, o Seminário Maior São José, em Mariana, realizou um curso de Missiologia. Nos dias 31 de outubro a 4 de novembro, os seminaristas tiveram a orientação do padre Estevão Raschietti do Centro Cultural Missionário nos debates sobre o tema.

Na dinâmica do curso foi envolvido os fundamentos bíblicos, os modelos históricos, a Teologia da Missão no Concílio Vaticano II e os documentos do Magistério, um olhar para a Missão hoje, a espiritualidade missionária e os caminhos para a animação e cooperação missionária.

Com muita propriedade, padre Estêvão conduziu o conteúdo programático com riqueza, promovendo a participação assídua dos seminaristas para o reconhecimento da própria identidade da Missão. Conforme diz o Documento de Aparecida no parágrafo 347, quando retoma o Decreto Ad gentes: “A Igreja peregrina é missionária por natureza, porque tem a sua origem na missão do Filho e do Espírito Santo, segundo o desígno do Pai. Por isso, o impulso missionário é fruto necessário à vida que a Trindade comunica aos discípulos”.

“Certamente, muitos frutos poderão ser colhidos através desta oportunidade que foi oferecida de refletir sobre a Missão. Como cooperadores da Missão divina, cada um é chamado a viver a intensidade de sua vida no desejo de encontrar o outro e estabelecer com ele uma relação de proximidade”, disse o seminarista João Luiz da Silva sobre a oportunidade. No final do curso, os seminaristas partilharam sua avaliação e destacaram como trabalhar a temática ajudou a ver a Missão com um novo olhar.

Na evento, o Seminário São José também celebrou, na manhã do dia 4 de novembro, os 100 anos da Pontifícia União Missionária com a Missa presidida pelo próprio padre Estevão.


Voltar

Confira também: