Santuário São Judas Tadeu, de Conselheiro Lafaiete, instala sistema de captação de energia solar

05/08/2019 às 10h47

A Paróquia São Judas Tadeu, de Conselheiro Lafaiete, instalou o sistema de captação de energia solar no Santuário dedicado a São Judas. Os painéis fotovoltaicos instalados no telhado da igreja captarão a luz do sol, que será transformada em energia elétrica. O santuário é um dos primeiros templos da Arquidiocese a investir na captação desta energia. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Porto Firme, utiliza o sistema há alguns anos e a Paróquia Santíssima Trindade, de Ponte Nova, desde junho.

Segundo o pároco, padre Marco Túlio da Paz, além da economia, a ideia de instalar o sistema veio de buscar a "energia pura, livre e que não prejudica a natureza". Por ser obtida através da radiação solar e não liberar CO2 na atmosfera, um dos gases causadores do efeito estufa, a energia é considera "limpa". Segundo o artigo publicado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Consultoria Legislativa, disponível no site do Senado Federal, com a necessidade de se combater o aquecimento global esta fonte alternativa de energia começou a ganhar destaque em vários países.

O destaque da instalação vai para a economia gerada a longo prazo, após a quitação do valor da instalação das placas. Em média, a paróquia utiliza 500 kilowatts de energia elétrica por mês. Para suprir essa demanda, as placas instaladas tem capacidade de gerar 700 kilowatts. "Não usaremos a energia captada. Ela é enviada para a empresa de luz, que reverterá em benefício para a paróquia. Pagamos 700 reais por mês de luz, agora passaremos a pagar a taxa mínima", explica. 

A paróquia pede ajuda dos fiéis na contribuição do custeio da instalação. "Ainda estamos pagando as prestações da instalação das placas, que ficou em 20 mil reais", revela o padre. 

 

Fotos: Pascom


Voltar

Confira também: