A cidade de Senador Firmino, na Região Pastoral Mariana Centro, celebra o seu 120º Jubileu em honra a Padroeira Nossa Senhora da Conceição do Turvo. Neste ano, o festejo é animado pelo tema “Eis aqui a Serva do Senhor” (Lc 1,38) e pelo lema “Na Casa de Maria, adoremos seu Filho Jesus Cristo”.
Iniciado no dia 1° de agosto, o Jubileu segue até a próxima quinta-feira (15). Durante esses dias, inúmeros fiéis da Região Centro e do estado tem marcado presença no Santuário, que neste ano celebra 150 anos de edificação.
Construído pelo benemérito cônego Jacinto Teófilo Trombert, que quis fazer deste templo um lugar de peregrinação e de fé, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição passou a receber o Jubileu no ano de 1900, quando foi instituído pela Bula Institucional do Jubileu concedida pelo papa Leão XIII. “A chamada Missão Anual, que era realizada todos os anos durante os primeiros quinze dias de agosto, passou a ser celebrado como grande Jubileu. Atraindo muitos turistas e romeiros para a cidade”, explica o seminarista Wesley Pires dos Santos.
Segundo Wesley, nos dia da festa a cidade se agiganta, se enfeita de cores e de alegria com as famosas barraquinhas e se torna um verdadeiro céu na terra. “É de fato a festa do encontro, encontro entre irmãos e tantos firminenses que há vários anos não se vêem por morar em outros lugares e durante estes dias contam com esse privilégio. Depois de seis anos, desde quando entrei para o Seminário este ano pela primeira vez tive a oportunidade de participar dos quatro primeiros dias do Jubileu. Para mim, foi de fato um momento de revigorar a fé e o desejo da vocação, além de voltar à memória a lembrança de tantas coisas já vividas desde a infância nesta bela festa. De fato é um verdadeiro retiro do povo de Deus, nosso povo é um povo de muita fé que impressiona a qualquer um que chega a nossa cidade”, ressalta o seminarista.
O Jubileu de Nossa Senhora da Conceição é um dos Jubileus Perpétuos mais antigos do Estado de Minas Gerais e conta com uma programação repleta de atividades, dentre elas o tradicional Ofício cantado pelo povo todos os dias às 6h, logo após a missa. Outras duas missas são celebradas e mais durante todos os dias, às 15h e às 19h.
Missa com padres novos
Nesta segunda-feira (12), o arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, celebra no Jubileu de Nossa Senhora da Conceição do Turvo. A missa conta com a presença dos padres novos da arquidiocese.
Solenidade de Nossa Senhora da Assunção
No dia 15 de agosto, Solenidade de Nossa Senhora da Assunção, a programação será marcada por várias missas. Às 14h será a celebração de encerramento, seguida de uma procissão com a imagem de Nossa Senhora da Conceição pelas ruas da cidade.