Basílica do Sagrado Coração de Jesus inaugura mosaico em Lafaiete

12/08/2019 às 10h35

A Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete (MG), inaugurou o seu mosaico instalado no altar, neste domingo (11), em uma celebração eucarística presidida pelo bispo auxiliar de Belo Horizonte, Dom Giovane Luís da Silva. A missa também contou com a presença do reitor da basílica, padre Marcos Macário Mendes, o reitor do Seminário Arquidiocesano São José, padre Valter Magno de Carvalho, o padre Sérgio Tomaz, vigários paroquiais, Geraldo Luzia e Afonso João Chagas, do diácono João Bartolomeu e de vários seminaristas.

Centenas de fiéis também acompanharam a missa na expectativa de ver o resultado da obra que levou quase um ano para ficar pronta. O projeto do mosaico foi iniciado em outubro de 2018, pelo artista sacro, Júlio Quaresma, e realizado pela mosaicista, Marinella Spadon, que é referência na área no Brasil.

Até então, apenas uma pequena parte, onde está desenhado o Cordeiro, havia sido revelada. Na homilia, Dom Giovane deu uma pista de como seria o mosaico. “Daqui a pouco vamos inaugurar o mosaico que retrata a história da salvação. No centro, Cristo Glorioso”, relatou o bispo. Mas o grande momento ficou para o final da missa quando as luzes se apagaram e ao som da música “Jesus Alegria dos Homens” as cortinas se abriram e aos poucos foi aparecendo o mosaico.

O momento foi saudado com palmas pelos fiéis e muitos não conseguiram conter as lágrimas ao ver a obra tão rica. Ao final da celebração, o padre Marcos Macário Mendes afirmou que Dom Geraldo Lyrio Rocha foi o grande motivador para a criação do novo espaço litúrgico da basílica. Segundo ele, com a inauguração do painel está concluída a obra do presbitério da igreja. “Essa obra é um grande presente para a nossa basílica que é este espaço litúrgico”, disse.

Feliz com o momento, o padre também lembrou o legado deixado por monsenhor Hermenegildo Adame de Carvalho com a construção do santuário basílica e agradeceu a generosidade da comunidade que apoiou na realização das obras. 

Significado dos desenhos bíblicos do mosaico

O mosaico é formado por aproximadamente 310 mil pequenas tesselas de porcelana cortadas formam o painel bíblico, que possui 40 m². No centro do mosaico um desenho de Jesus vestido com uma túnica branca, representado como o rei, o Cristo Pantocrator que significa aquele que tudo rege. Ao lado de sua cabeça, duas letras do alfabeto grego: alfa e ômega. No entorno da figura de Cristo, uma áurea dourada que indica a sua glória no céu. Na cabeça, uma auréola (coroa) desenhada com três braças de cruz com alusão a dimensão salvadora de Jesus, além do fundo dourado que traz o sinal da santidade.

A mão direita de Cristo, aquela que abençoa aparece no desenho com os dedos polegar, indicador e mínimo recordando a Santíssima Trindade. Na figura, os dedos médio e anelar recordam que Cristo na natureza Divina e humana. Na mão esquerda de Jesus traz o livro dos santos evangelhos com a afirmativa “Eu Sou”.  

Os pés de Jesus aparecem na forma geométrica da terra, onde Ele é o Justo Juiz. A batalha entre o bem o mal também está representada no mosaico. Na parte inferior, dois extremos, sendo do lado esquerdo de Cristo, o inferno, destino reservado aos inimigos do céu, representado em figuras malignas e ruínas de uma civilização sem Deus. Sobre o inferno aparece a vitória de Nossa Senhora que esmaga a cabeça da serpente. No desenho, Maria aparece segurando nos braços o menino Jesus que segura a barca que é o símbolo da Igreja  

Do lado direito de Cristo está representado o triunfo da Igreja militante conduzida pelos Anjos do Apocalipse onde aparecem homens caminhando para o céu e mais acima a figura do Cordeiro de Deus. Na parte de cima do mosaico está o desenho do Espírito Santo revelando aos quatro evangelistas: João, Mateus, Marcos e Lucas. Apenas João aparece com o olhar voltado para o lado isso porque a ele foi revelado as mensagens apocalípticas e visão da Jerusalém Celeste na ilha de Patmos

Em torno do mosaico estão as seguintes inscrições: “Do céu o Senhor contemplou, viu os filhos dos homens. Do lugar de sua morada, ele observa os habitantes todos da terra. Ele forma o coração de um e te serve todos os seus atos. O Cristo Pantocrator infunde na alma devota todos os santos sentimentos sendo Ele grande, poderoso, criador, onividente, suave, amigo dos homens, salvador, juiz, humilde, severo e misericordioso.

Com informações: Site Lafaiete Agora

 


Voltar

Confira também: