Paróquias celebram a Semana da Família

13/08/2019 às 13h50

Várias paróquias da arquidiocese estão celebrando a Semana da Família 2019. Neste ano, comemorando o Jubileu de Prata da Campanha da Fraternidade de 1994, a Semana Nacional da Família aborda o tema “A família, como vai?”. 

A proposta dessa Semana é indicar a necessidade de a família vivenciar uma profunda experiência de Jesus e da sua Palavra para conseguir vencer os desafios e dificuldades que encontra em seu caminho, e assim compreender seu papel evangelizador na Igreja e na sociedade.

Em Teixeira (MG), na Região Leste, a paróquia Santo Antônio realizou no último domingo (11) a missa de abertura da Semana da Família. A celebração foi organizada pela Pastoral Familiar e presidida pelo padre Francisco Moreira. 

Para os coordenadores da Pastoral Familiar de Teixeira, José Francisco e Jaqueline Cássia, é uma alegria participar desta Semana. “A abertura da semana da Família foi uma experiência fantástica, não só para nós coordenadores, mas para toda equipe. A Pastoral Familiar de Teixeiras se tornou uma família, sempre unida e disposta a ajudar uns aos outros. E é esta vivência fraterna que esperamos repassar para todas as famílias durante esta semana”, disseram. 

 

Na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Senhora das Dores, Barbacena, na Região Sul, visitas missionárias às famílias vão marcar a programação da Semana da Família. As visitas foram iniciadas nesta segunda-feira (12) e seguem até o próximo domingo (18). A cada dia uma comunidade será visitada. Além das visitas, um encontro de encerramento com as famílias será realizado a noite. “Neste encerramento estarão presentes casais da Pastoral Familiar, do Encontro de Casais com Cristo (ECC), paroquianos de Senhora das Dores, diversas congregações religiosas e o Movimento Familiar Cristão de Barbacena”, explicou a secretária paroquial, Thaynara Turquett.

 

 

Em Ouro Branco, na Região Oeste, a Paróquia Sagrada Família celebra a Semana da Família juntamente com sua novena. Todas as noites, a comunidade tem a oportunidade de refletir sobre alguma temática ligada ao âmbito familiar durante a celebração.

 

Presidente da CNBB fala sobre a Semana da Família

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo, falou, em vídeo, sobre a Semana Nacional da Família. Dom Walmor destacou a instituição familiar como a primeira escola: “ambiente de amor onde se aprende a viver fraternalmente uns com os outros”. A necessidade de cuidado também foi destacada pelo presidente da CNBB. Para ele, esta tarefa “não é dever de uma pessoa, deste ou daquele, é compromisso de todos nós”.

Assista o vídeo:

 


Voltar

Confira também: