Falta menos de um mês para o 25° Grito dos Excluídos e Excluídas e a cidade de Congonhas (MG), na Região Oeste, está se preparando para essa caminhada de fé e luta. Nesta terça-feira (13), a equipe de organização do Grito dos Excluídos, juntamente com a comunidade local, esteve reunida no Bairro Residencial para debater sobre o evento.
“Na reunião de hoje alinhamos os pontos do Grito dos Excluídos e ressaltamos a importância da mobilização do povo para participar dessa grande caminhada”, disse o pároco de Nossa Senhora da Conceição, padre Paulo Barbosa.
Com o tema ‘Vida em Primeiro Lugar’ e lema ‘Este sistema não vale: Lutamos por justiça, direitos e liberdade’ o Grito quer ser um espaço de luta, voz e vez de milhares de excluídos e excluídas no Brasil. Na arquidiocese de Mariana, o Grito pretende ser um momento de denúncia das dificuldades vividas pelos atingidos por barragem.
Nesta perspectiva, a caminhada do dia 7 de setembro será iniciada no Bairro Residencial, bairro localizado abaixo da Barragem da CSN. Após a cerimônia de abertura, todos seguirão até o Santuário do Bom Jesus para a missa de encerramento.