15 de agosto: paróquias e comunidades celebram suas padroeiras

16/08/2019 às 14h12

No dia 15 de agosto a Igreja Católica celebra a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Na arquidiocese, algumas paróquias e comunidades celebraram a festa de sua padroeira nesta data. Confira:  

Nossa Senhora da Lapa - Antônio Pereira

A devoção e tradição marcaram as celebrações do Jubileu de Nossa Senhora da Lapa, em Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto, na Região Norte. Centenas de peregrinos passaram pela gruta nos últimos dias para rezar e agradecer. 

“O jubileu começou no dia primeiro de agosto com missas todos os dias. A grande festa foi no dia 14, a noite, com uma procissão luminosa fazendo o caminho da Virgem Maria,  que é da igreja queimada até o santuário, em seguida tivemos uma missa presidida pelo padre Enzo dos Santos, o levantamento da bandeira e a consagração da juventude a Nossa Senhora”, explica a coordenadora da liturgia na comunidade, Helenice Nunes.

No dia 15, quatro missas foram celebradas. A programação foi encerrada com uma procissão para o santuário e uma missa presidida pelo padre Adilson Umbelino. “Ao encerrar tivemos a bênção e o reenvio de todos os coordenadores e agentes de pastoral”, acrescentou Helenice.

A Gruta de Nossa Senhora da Lapa fica a 13 km de Mariana e 26 km de Ouro Preto. Segundo narra a história, o local foi descoberta em 1757, por crianças que avistaram no local aparições de Nossa Senhora. Desde então a Gruta tornou-se um dos principais destinos religiosos da região. 

Nossa Senhora da Glória - Passagem de Mariana

Em Passagem de Mariana, na Região Norte, os devotos de Nossa Senhora da Glória comemoram o dia da padroeira com missas e homenagens na igreja matriz. Na ocasião também foi celebrado os 40 anos de ministério sacerdotal do padre Antônio Silva da Paixão (padre Nequinho).

Neste ano está sendo realizado o 41° Jubileu de Nossa Senhora da Glória, que tem como  tema "Família e juventude: na acolhida do evangelho, o caminho para o Reino”. A programação do Jubileu se encerra neste final de semana, dias 17 e 18 de agosto, sendo no sábado procissão da bandeira, saindo da residência da senhora Catarina Natividade, na Rua do Campinho, número 35.  No domingo (18), às 8h, missa da Primeira Eucaristia das crianças. Às 16h30, acolhida das comunidades de Pombal, Vargem e Camargos e, às 17h, Procissão com a imagem de Nossa Senhora da Glória percorrendo as ruas de Passagem. Na chegada da procissão, missa de encerramento celebrada pelo padre Vander Sebastião Martins .

Segundo relatos, a devoção à Nossa Senhora da Glória é datada do início do século XVIII, antes de 1726, trazida por algum devoto do Rio de Janeiro. O povo de Passagem tem um apego filial à Virgem Maria sob este título. A devoção a Nossa Senhora era comum nas freguesias mais antigas da região e Passagem de Mariana não fugiu à regra. A partir dessa devoção, com a finalidade de manter o culto à Virgem Maria, foi fundada a Irmandade de Nossa Senhora da Glória, que passou por dois recessos (1889-1911/1925-1991), vindo a ser restaurada em 29 de junho de 1991.

 Nossa Senhora da Ajuda - Alto Maranhão

Em Congonhas, a Comunidade do Alto Maranhão, da Paróquia de São José Operário, celebra há mais de 300 anos a festa de Nossa Senhora da Ajuda no dia 15 de agosto. Neste ano, a festa teve como tema “Nos rostos de Maria, vários povos e uma história” e reuniu centenas de devotos. 

A devoção a Nossa Senhora da Ajuda na comunidade é datada do século 18. Segundo a professora e historiadora, Maria da Paz, manuscritos do escrivão Joaquim Batista Pinto, datados de 1931, informam sobre a lenda dos irmãos João da Silva Redondo e José da Silva Redondo, que já moravam na região no início do século 18, procurando por fontes de água para o plantio de cana-de-açúcar e café. “Enquanto buscavam, os irmãos portugueses pediam a intercessão de Nossa Senhora d’Ajuda, já que trouxeram de Portugal a fé na Santa. Quando encontraram a mina d’água, ao seu do lado estava a imagem de Nossa Senhora”, disse. A partir desta data começou-se a devoção na localidade e a peregrinação até o local da fonte.

 Nossa Senhora da Boa Viagem - Itabirito

Na cidade de Itabirito, na Região Norte, os fiéis celebraram Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da cidade, neste 15 de agosto. Neste ano, a comunidade vivenciou o 310° Jubileu, que foi iniciado no dia 6 de agosto.

A devoção à Nossa Senhora da Boa Viagem é a mais antiga devoção no Brasil trazido pelos descobridores da Santa Mãe de Deus, que confiava na proteção da “Mãe Santíssima”. Em Itabirito, essa devoção está ligada ao descobrimento da cidade. Quando o Capitão-Mor Francisco Homem Del Rey e o comandante da Nau Nossa Senhora da Boa Viagem, Luiz de Figueiredo Monterroyo, deixaram suas embarcações no litoral e vieram buscar ouro na região. Com eles, trouxeram um oratório de Nossa Senhora da Boa Viagem, que foi retirado do antigo navio.

 


Voltar

Confira também: