No Centro de Trinamento Dom João Batista, em Vitória (ES), foi realizado o Encontro das Pastorais Sociais do Leste II. Dos dias 4 a 6 de novembro, representantes de 15 dioceses da Minas Gerais, incluindo a Arquidiocese de Mariana, e 4 dioceses do Espírito Santo participaram do evento. Na oportunidade os participantes debateram sobre a conjuntura da “Laudato si”, o um ano do rompimento da barragem de Fundão em Mariana e os resultados do 6° Fórum Social pela Vida promovido pela Arquidiocese de Mariana.
Em forma de seminário, o Frei Olávio Dotto e o padre Nelito Dornelas falaram e elogiaram a Escola de Fé e Política proposta pela Arquidiocese de Mariana. O elogio se deu pelo papel da escola, que proporciona a reflexão consciente para o cristão de forma engajada. Ainda parabenizaram o incentivo às discussões políticas iniciadas por Dom Luciano Mendes de Almeira e continuadas por Dom Geraldo Lyrio Rocha.
Para o membro da Dimensão Sociopolítica da Arquidiocese, Whelton Pimentel (Leleco), a oportunidade mostra como a Igreja está passos a frente em relação às lutas sociais. “Discutimos na nossa arquidiocese o momento político atual, como também a PEC 241/ PEC 55. O 6° Fórum Social pela Vida é um exemplo disso, onde o ambiente democrático tem protagonismo. A Arquidiocese de Mariana é um espelho de comprometimento das causas da vida e dos movimentos sociais”, acrescenta.
Comissão de Meio Ambiente da Província
Aproveitando a oportunidade, os membros da Comissão de Meio Ambiente da Província se reuniram em João Monlevade para definir a realização do Seminário da Bacia do Rio Doce. O evento será promovido nos dias 18 e 19 de novembro em Governador Valadares.