Assembleia do Regional Leste 2: segundo dia é marcado por reflexões

10/11/2016 às 11h00

Nesta quarta-feira, 9 de novembro, durante o segundo dia de reflexões da Assembleia do Regional de Pastoral do Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realizada na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte, o padre Antônio Tatagiba, vigário geral da diocese de Cachoeiro do Itapemirim (ES), assessorou a apresentação do tema central do encontro, a Exortação Apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco.

Padre Tatagiba destacou pontos importantes da exortação do Papa que trata, principalmente, do amor na família: "a realidade é mais importante que a ideia. Temos a visão ideal do que deveria ser a família, mas existem muitos modelos e precisamos evitar que a ideia esteja separada da realidade. O caminho sinodal é importante para analisar a situação das famílias, alargar perspectivas e reavivar a consciência sobre a sua importância".

Logo após a exposição de padre Antônio, arcebispos, bispos, padres e leigos das 32 arquidioceses e dioceses de Minas Gerais e do Espírito Santo se reuniram em grupos, separados por Províncias Eclesiásticas, para refletir sobre o tema central. Foram propostos os seguintes questionamentos: como o planejamento pastoral, inclusive a Pastoral Familiar, tem levado em consideração o critério "de que o tempo é superior ao espaço"; como a Carta Apostólica Mitis Ludex Dominus Lesus, na forma de Motu Próprio, está sendo colocada em prática e como está, na sua realidade, o processo de a paróquia ser um rede de "comunidade de comunidades'?.

No período da tarde foi realizado nova plenária com o padre Antônio Tatagiba e reuniões de grupos. A noite os participantes da Assembleia se reuniram no Santuário da Saúde e da Paz, no bairro Padre Eustáquio, onde passaram pela Porta Santa. Em seguida, eles participaram de uma missa presidida por dom Luiz Mancilha, arcebispo de Vitória, concelebrada pelo arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo e por dom Gil Antônio Moreira, arcebispo de Juiz de Fora.

Por Regional Leste 2 com informações da Arquidiocese de Belo Horizonte


Voltar

Confira também: