“Sedes santos, como vosso Pai é Santo!” (Mt 5,48)

21/11/2016 às 08h53

Neste mês de novembro nos é feito o convite à santidade; ou seja, uma vida em Deus marcada pelo amor, pela doação e pelo serviço. Ser santo é buscar uma intimidade tal com Deus que nos leve a revelá-lo com nossa vida, com nossas ações e palavras.

O Santo é aquele que pelo batismo configura-se a Jesus e o anuncia aos demais. Nesse sentido, a Infância e Adolescência Missionária - IAM é um caminho seguro de busca da santidade. Desde cedo, os discípulos de Jesus aprendem a viver como Jesus. E na vivência dos dez passos, aprendem a amar e anunciar Jesus a todos; ou seja, aprendem a ser discípulos de Jesus. O primeiro compromisso é torná-lo conhecido, o que exige conhecê-lo e amá-lo; só então poderá ser apresentado aos outros.

Neste caminho de busca da santidade, através da IAM, as crianças vão conhecendo Jesus num processo agradável, prazeroso, atrativo, a partir de uma metodologia própria para crianças. (Neste sentido) Assim, ela ajuda aos pais, aos catequistas e educadores a despertar nas crianças um amor por Cristo; amor que deve ser entendido e estendido num sentido amplo, amor a Deus e ao próximo. E esta é a missão universal da Igreja: tornar Jesus conhecido a todos os povos.

Para ajudar nessa missão, a IAM apresenta dez compromissos: 1 - Tornar Jesus conhecido e amado. 2 - Colocar-se à disposição de todos com alegria. 3 - Repartir seus bens com os que não têm, mesmo à custa de sacrifício. 4 - Rezar todos os dias pelas crianças e adolescentes do mundo inteiro. 5 - Louvar e agradecer a Deus pelos dons recebidos. 6 - Manter-se bem informado sobre os acontecimentos que envolvem as pessoas de todos os continentes. 7 - Reconhecer o que é bom da vida e da cultura dos outros povos, respeitando-os e valorizando-os. 8 - Ser bem comportados e responsáveis em casa, na escola, na comunidade, evangelizando com o exemplo da própria vida. 9 - Nunca desanimar diante das dificuldades. 10 - Tornar Nossa Senhora, a mãe de todos os povos, conhecida e amada.

Há também os encontros da IAM com uma metodologia que busca despertar o espírito de liderança, através de dinâmicas e atividades realizadas fora dos espaços do encontro. As reuniões levam as crianças a um protagonismo na evangelização; vão evangelizar a outras crianças. Isso é santidade: testemunhar Jesus Cristo e torná-lo conhecido e amado.

Assim, é com o coração em festa que comemoramos os cinco anos de implantação da IAM, em nossa arquidiocese, com a ajuda de Ir. Silvana; porém, na cidade de Piranga, já existe o trabalho, há quinze anos. Hoje são muitos os frutos, muitas vocações para a Igreja. São inúmeros adolescentes e jovens trilhando o caminho de Jesus e assumindo a espiritualidade da missão.


Voltar

Confira também: