Caminhando para o Fórum Social

19/07/2016 às 09h28

Nos dias 27 a 30 de outubro, a cidade de Lafaiete acolherá o VI Fórum Social pela Vida. O fórum é um espaço de debates, oficinas, encontros e formação para lideranças nas áreas sociais, ambientais e políticas que visam aos ideais da cidadania e aos direitos humanos.

Já se realiza este fórum advindo de outras experiências participativas como: Ouro Branco ( 2001 ); nesse fórum tivemos a coordenação do Dep.Pe.João e a liderança maior de Dom Luciano Mendes de Almeida. Refletiu-se sobre a “A fé sem obras é morta” e não pode se desvincular da vida. Uma fé morna e sem obras é vazia e sem sentido. No ano de 2004, o fórum aconteceu em Ouro Preto com a temática: “ Fome e Sede de Justiça “ . Na época, foi feito o Mapa da Exclusão Social detectando as principais mazelas da sociedade. A Arquidiocese foi visitada por um instituto de pesquisa para se conhecer a realidade socioeconômica. Em 2007, a edição do fórum foi para Barbacena, quando se pensou a “ Vida e Dignidade “. Lá se trabalharam os Direitos Humanos- Agenda 21 e o cuidado com a vida. Era o início do pastoreio de Dom Geraldo Lyrio Rocha na Arquidiocese de Mariana. O IV fórum ocorreu em Ponte Nova levando a refletir sobre o “ Poder Popular no campo e na cidade “ com a “Economia a Serviço da Vida”. Viu-se que o poder imperante não é instância de serviço ao povo; ao contrário se apresenta como destituído da ética e da justiça social, embora haja esforço de alguns para socializar e buscar os direitos de todos. No V fórum, em Piranga, o tema foi “ Em nossa organização, a força da transformação “. Só se consegue a mudança social e libertadora pela organização eficaz do povo, nos movimentos populares, ambientais e sociais. Não se pode esperar a transformação de cima pra baixo.

Agora se avizinha o VI Fórum Social pela Vida, em Lafaiete, uma cidade grande da Arquidiocese, com várias paróquias, bairros e organismos vivos como vimos, há pouco, na inauguração das casas populares com o nome sugestivo de Dom Luciano. Um belo trabalho interativo e participativo da Moradia Popular desta cidade. O povo organizado é capaz de grandes conquistas; essas casas foram construídas com envolvimento determinado de quem não vê as políticas públicas como presente ou benesse eleitoral, mas como fruto de sua luta e planejamento popular.

A Arquidiocese fornece roteiros de reflexão, o site diocesano e seus instrumentos de comunicação para que todos se envolvam em mais um grande momento de aprendizado e participação. Será discutida a “ Casa Comum com seus desafios no campo e na cidade” e “ Por uma Economia e uma Política a serviço da Vida”. Veja-se que os temas são muito apropriados para o tempo atual de tanta corrupção, golpes e falta de ética em muitos setores públicos e nos poderes que dominam o país. Mas o povo não é bobo, está de olho e não aceita a imposição maquiavélica da mídia ou de quem quer que seja.

Avante, Lafaiete, para mais um fórum que dará forte marca na vida do seu povo e das suas terras. Muita força e fé para todos! “Abre o olho, povão”


Voltar

Confira também: