Padre natural da Arquidiocese de Mariana conta experiências vividas em Congo

21/07/2016 às 11h10

O padre Márcio Paiva Sampaio Guerreiro Macedo, natural de São Miguel do Anta, Região Pastoral Mariana Leste, faz parte da Congregação Nossa Senhora da África e escreveu uma carta contando as experiências da sua vida no Congo. O padre Marcio também foi aluno do Seminário São José, onde estudou no Instituto de Filosofia. 

Leia a carta:

Caros irmãos e irmãs, que a paz e alegria do Cristo estejam convosco!

Recebam as nossas mais fraternas saudações aqui do Congo, recebam também as saudações dos nossos irmãos e irmãs cristãos da nossa paróquia! É sempre bom poder partilhar com vocês alguns passos da nossa caminhada missionária.

Antes de tudo eu gostaria de agradecer a você pelas orações que estão me dando muita força e me ajudando cada dia a buscar mais o caminho da conversão e me fortificando para o serviço de meus irmãos e irmãs. E também de uma forma muito especial eu gostaria de agradecer a você meu irmão e minha irmã, paróquia amiga, grupo amigo, os internaltas, os anônimos, e enfim a você homem e mulher de boa vontade que ajudou e que está ajudando a nossa obra missionária. Sem a colaboração de cada um não seria possível realizar as maravilhas que aos poucos estamos fazendo aqui. A providência de Deus tem nos ajudado desde o mês de maio até o final de dezembro de 2015 conseguimos arrecadar um total de 46700 mil reais que foi transferido para nossa paroquia aqui no Congo. Mais uma vez muito obrigado a todos vocês que puderam colaborar com a nossa missão. Deus lhes abençõe e lhes dê dez vez mais aquilo que vocês contribuiram.

E a missão continua por aqui. O nosso final de ano foi marcado por uma grande celebração, nosso jubileu de 75 anos de paróquia. Apesar da nossa paróquia já ter vários anos de existência ainda estamos no periodo da primeira evangelização. É sim, precisamos ter muita paciência pois a palavra de Deus vai penetrando os corações pouco a pouco. Assim o nosso jubileu foi celebrado no dia 13 de dezembro, cristãos de todas as comunidades vieram participar deste grande momento da nossa paróquia, a Igreja matriz que é grande ficou pequena para abrigar a todos. Nesta ocasião nós convidamos os cristãos a tomar consciência, neste ano jubilar, da responsabilidade que cada um tem para com a paróquia, que cada um possa se sentir membro ativo do corpo de Cristo. Este foi também um momento festivo, com a contribuição de cada um conseguimos 20 cabritos para fazer um grande almoço.

Também um outro momento festivo foi o Natal, onde pudemos batizar crianças e fazer uma festinha simples para as crianças, no dia dos Santos Inocentes. Um dia inesquecível para as crianças: missa, almoço, bolinhos de pingo de chuva, suco, balas, filmes, jogos. São coisas simples mas para as crianças daqui ainda são novidades.

No final do ano também acabei deixando a responsabilidade que tinha para com a segunda paróquia que eu estava atendendo desde o ano passado. Era muito trabalho e a situação se complicou com a chegada de rebeldes armados na região. Não se pode mais circular livremente naquela região. Esta foi uma das razões que me levaram a renunciar esta responsabilidade. Nesta região alguns padres já foram sequestrados e nunca mais tiveram noticias deles.

Os trabalhos de construções continuam pouco a pouco, já terminamos de fazer tijolos suficientes para a construção da maternidade. Agora estamos esperando que as chuvas cessem para podermos comprar o material para começar a obra. Chove muito neste ano ao ponto de termos enchentes, inundações quase levando a única ponte que da acesso a nossa paróquia. Apesar destes desafios acreditamos que Deus nos ajudará a começar e terminar a construção desta tão sonhada maternidade antes do final deste ano.

Uma outra pequena obra que iniciamos para a juventude é o curso de informatica, um grande milagre! Milagre pois aqui não existe energia elétrica e para conseguir funcionar vários computadores com energia solar é algo extraordinário. É milagre também para os nossos jovens que antes só ouviam falar de computador poder conhecer e saber utilizar este instrumento tão indispensável nos dias atuais. Outro milagre que estamos tentando conseguir para o nosso povo é um posto de solda para poder ajudá-los a soldar as bicicletas quebradas, motos, instrumentos de trabalho. Já consegui comprar um pequeno groupe-eletrogênio com o posto de soldura embutido, ele funciona à diesel. Este vai começar a funcionar em breve se Deus quiser. Até o momento as pessoas tem que andar mais de 100 quilômetros para soldar algo. O mesmo elas faziam também para poder obter um xérox de um documento ou obter uma foto para documentos, tudo isso já conseguimos trazer para a paróquia para facilitar a vida das pessoas. Temos também o objetivo de instalar uma picadeira para moer milho e mandioca e assim facilitar a vida alimentar do povo. Vejam assim como o milagre se faz na vida deste povo. Evangelizar não é só anunciar a Boa Nova, mas é também tornar esta Boa Nova uma realidade concreta palpável na vida diária, é isso que tentamos fazer! Tudo isso graças aos dons que vamos recebendo.

Caros irmãos e irmãs estas são as poucas notícias que eu gostaria de lhes transmitir. No momento em que escrevo estou fazendo o meu retiro anual para os padres e lhes asseguro que não me esqueci de vocês em minhas orações para que Deus continue lhes abençoando.

Deixo o meu fraternal abraço a cada um de vocês, ficarei contente em notícias de cada um de vocês!

Meus contatos são: marmissao@gmail.com

Facebook: Padre Marcio Sampaio Guerreiro Macedo


Voltar

Confira também: