Saudação da CNBB ao padre Geovane, nomeado bispo auxiliar de Belo Horizonte

21/12/2016 às 13h53

Para dar as boas-vindas ao novo bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), nomeado nesta quarta-feira 21 de dezembro, o secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner envia mensagem ao padre Geovane Luís da Silva, da arquidiocese de Mariana (MG).

Leia a Saudação:

Saudação da CNBB ao Pe. Geovane Luís da Silva

Prezado Irmão.

Em nome da Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), venho trazer a saudação do episcopado brasileiro no momento em que o Papa Francisco o nomeia como bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), nesta quarta-feira, 21 de dezembro de 2016. Desejo que seu pastoreio seja abençoado e que o trabalho de colaborar com o arcebispo dom Walmor Oliveira traga muitas alegrias.

Sua vasta experiência na formação do clero, além da especial atuação pastoral fortalece as expectativas de que seu ministério será muito rico em realizações em favor da Igreja. O seu histórico empenho pela preservação da cultura e da arte também configura uma característica de especial relevância para o serviço à uma Igreja de precioso perfil histórico e de particular importância no estado de Minas Gerais. Não passa despercebido que sua dedicação no trabalho de investigação de Causas de santos também o qualifica de maneira muito especial para o trabalho do aprofundamento, na pastoral, do sentido da santidade cristã.

Para realizar um gesto de boas-vindas, me valho do Magistério de São João Paulo II a respeito da missão do bispo em mensagem à CNBB de abril de 1986: “É dever dos Pastores, portanto, anunciar a todos os homens, sem ambiguidades, o mistério da libertação que se encerra na Cruz e na Ressurreição de Cristo. A Igreja de Jesus, nos nossos dias como em todos os tempos, no Brasil como em qualquer parte do mundo, conhece uma só sabedoria e uma só potência: a da Cruz que leva à Ressurreição. Os pobres deste País, que tem nos Senhores os seus Pastores, os pobres deste Continente são os primeiros a sentir urgente necessidade deste evangelho da libertação radical e integral. Sonegá-lo seria defraudá-los e desiludi-los”.

Desejo que sua vida como bispo auxiliando dom Walmor Oliveira seja repleta de bênçãos e peço a Deus, por intercessão da Virgem Maria, que o conserve sempre animado e saudável.

Em Cristo,

 

Leonardo Ulrich Steiner

Bispo auxiliar de Brasília

Secretário-Geral da CNBB


Voltar

Confira também: