Arquidiocese de Mariana participa da Romaria dos Mártires

Tratar das experiências de uma igreja engajada na vida, no sofrimento do povo e disposta a se arriscar para defender os pequenos e oprimidos são objetivos da iniciativa

25/07/2016 às 10h24

A 5° Romaria dos Mártires da Caminhada em Ribeirão Cascalheira, no Mato Grosso, recebeu um grupo de 26 lideranças das quatro regiões da Arquidiocese de Mariana. Os representantes se uniram a outras lideranças de Minas Gerais, além de 112 romeiros e romeiras dos estados da Caravana Dom Luciano, nos dias 16 e 17 de julho.

Com o tema “Profetas do Reino”, a Romaria foi um momento rico de alimentar a fé e a esperança nas lutas populares nas comunidades. Na memória dos Mártires da Caminhada, foi evidenciado a profecia de tantos e tantas que doaram suas vidas pelas vidas, que a exemplo de Jesus Cristo, se entregou pelo Reino. Na Capela da Cruz do Padre João Bosco, no Santuário dos Mártires, nas terras vermelhas de Ribeirão Cascalheira, os fiéis cantaram, rezaram, emocionaram ao se sentirem mais perto de Deus.

Para Maria José, uma das participantes da romaria, o momento foi importante para ouvir o clamor dos indígenas, mulheres, negros e negras, crianças, juventude, migrantes e da ecologia integral. “O povo continua sofrendo e a igreja é chamada a intensificar sua presença nas lutas populares em defesa da vida e da justiça. É preciso ter a coragem daqueles e daquelas que um dia se colocaram na batalha do bem contra o mal, se indignaram, denunciaram injustiças, anunciaram a esperança e com o sangue derramado fizeram brotar a organização”, concluiu.


Voltar

Confira também: