Jovens das mais variadas regiões da arquidiocese, que sentem o chamado de Deus para abraçar o ministério sacerdotal, estiveram reunidos nos últimos dias para participar da Semana Vocacional. Iniciada no dia 2 de janeiro, a edição deste ano teve como tema "Deixai-vos surpreender pelo chamado de Deus".
Marcada por momentos de oração, dinâmicas, palavra da formação do seminário, essa semana teve como objetivo conhecer os vocacionados e também possibilitar que eles conheçam a organização do processo formativo do seminário. Além de estimular no jovem vocacionado a consciência do sentido pessoal do chamado que Deus faz a cada um, permitindo-lhe confrontar-se com sua história pessoal, aprendendo a perceber nela os sinais que o apontam em direção à opção que deseja seguir.
Em sintonia com o Ano da Vocação Sacerdotal a Semana Vocacional é um ponto marcante da comemoração deste tempo na Arquidiocese de Mariana. “Nesta perspectiva, tem-se rezados, todos os dias, a oração feita para esta ocasião, assim como cantado o hino e refletido sobre o tema. A presença do nosso arcebispo, dom Geraldo, na celebração do dia 4 de janeiro, também foi uma grande marca desta sintonia”, conta o coordenador da semana vocacional em Mariana, padre Adilson Luiz Umbelino Couto
Duas modalidades
A Semana vocacional acontece em dois lugares com diferentes. Em Barbacena, o processo é realizado na comunidade do propedêutico e ela é direcionada para os candidatos que já concluíram o ensino médio e desejam fazer parte da comunidade interna. Em Mariana, o processo realizado é para os adolescentes que estão na fase do ensino médio e pretendem começar um acompanhamento junto ao Grupo de Orientação Vocacional (GOV), podendo ser de forma interna ou externa.
Segundo padre Adilson, em Mariana, participam da semana vocacional 11 jovens, dos quais 5 deverão matricular-se na primeira série, 4 na segunda e 2 na terceira série do ensino médio. “Alguns serão admitidos para a comunidade vocacional, e passarão a residir em Mariana, estudando no Colégio Providência, e outros farão o GOV externo, permanecendo com suas famílias em suas paróquias, e vindo a Mariana, uma vez por mês, para os encontros mensais”, conta. Em Barbacena, 20 jovens participam da Semana Vocacional.