Estudo sobre confrarias mineiras é tema de workshop

Pesquisadores e interessados na temática discutiram sobre as novidades e campos de atuação

28/07/2016 às 10h54

A igreja de São Pedro dos Clérigos em Mariana, acolheu com sucesso o Workshop: Estudos confrariais na historiografia mineira, no dia 23 de julho. Sob a coordenação da professora doutora Adalgisa Arantes Campos e promovido pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana (FAM), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), os participantes do evento realizaram atividades do Curso de pós-graduação em História da Arte Sacra.

O evento foi iniciado com a conferência do professor doutor Francisco Eduardo Andrade, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O estudioso falou sobre os trabalhos de Fritz Teixeira de Salles, um dos pioneiros no estudo das confrarias mineiras.

O encerramento foi realizado pelo professor doutor Renato Franco, da Universidade Federal Fluminense, que destacou a história das Irmandades da Misericórdia, umas das mais importantes associações leigas do mundo colonial luso-brasileiro, responsáveis especialmente pela assistência ao pobres.

O objetivo do Workshop foi trazer para o debate pesquisadores que trabalham com as confrarias mineiras para mostrar um pouco sobre o estudo e as novidades do tema.
 

Com informações de Hudson Lucas Marques Martins


Voltar

Confira também: