Ampliada Nacional da PJ começa em Crato

24/01/2017 às 14h03

Jovens de todo Brasil já vivenciam o SerTãoPJ nas terras do Cariri cearense. O primeiro encontro se deu na Catedral de Nossa Senhora da Penha, no Crato - CE, onde foi celebrada a missa de abertura, nesse domingo (22). Assim começou mais uma Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude.

Os mais de 120 delegadas/os representando os regionais, entre eles membros da PJ da Arquidiocese de Mariana, estão no Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos. O espaço acolhe as atividades até o próximo domingo (29).

A Celebração, presidida pelo bispo da Igreja local do Crato, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, trouxe elementos para a vivência dos objetivos da Ampliada, que é o espaço maior de deliberação da PJ do Brasil. A equipe de mística aproveitou para ofertar símbolos e frutos da evangelização das juventudes pelo Brasil.

O hino oficial da ANPJ ecoou pela primeira vez com a presença das delegadas/os. A composição de Amanda Luiz e Aline Nobre embalou o grupo a rezar os primeiros passos da Ampliada. “É um tempo bonito, místico e profético para a PJ no Brasil e a PJ Mariana se alegra em fazer parte desta história a 30 anos”, afirma Fábio Silva, delegado de Leste 2.

O primeiro dia da Ampliada terminou com aprovação de regimento e apresentação dos objetivos e caminho metodológico. Este roteiro será vivenciado durante toda semana, quando a PJ do Brasil vai avaliar sua ação evangelizadora e pensar pistas de ação para os próximos 3 anos de caminhada.

Segundo Fábio, as reflexões feitas na Ampliada, a partir das Galileias, fortalecerá a atuação pastoral e enriquecerá os debates e o agir missionário. “Celebramos os 30 anos da presença da PJ na arquidiocese, que se dará em 2018, ao nos fazermos presentes enquanto delegados, participando e contribuindo com as discussões e deliberações, e enquanto grupos de base, que estão espalhados pela nossa arquidiocese, que não estão aqui, mas a todo momento mandam mensagens, procuram saber como está a ampliada, reza com a gente e até contribui financeiramente”, ressalta.

Fonte: PJ Nacional


Voltar

Confira também: