No mês de julho, a cidade de Viçosa acolheu a III etapa do Curso de Teologia Popular na Escola de Energia Popular (ENEP). Com a participação de 60 pessoas residentes em mais de 10 municípios, o encontro teve como tema “A dimensão Social da Evangelização à luz do Papa Francisco”.
O assessor da iniciativa, João Resende, faz parte do Movivendo da Boa Nova e tem grande esperiência e motivação nas Comunidades Eclesiais de Base ( CEBs). Segundo ele 'Francisco não é apenas o nome do Papa; é o projeto de uma igreja missionária que tem o jeito e a prática de Jesus, que desperta uma experiência 'caseira' da fé, aquela que procura realmente aplicar o Evangelho no cotidiano da vida da pessoa e na intervenção na sociedade'.
Seguindo esse contexto, o curso trabalhou questões sobre a teologia popular e a descolonização da mente e do coração como forma de animar na luta por libertação da opressão. Outra discussão proposta foi sobre a teologia popular e a defesa da democracia em diálogo com o Papa.
O curso terminou no dia 27 fechando o ciclo das duas edições anteriores, que aborbaram como tema “o povo faz teologia” e “Dom Luciano”.