O primeiro módulo dos cursos “O Povo de Deus e a Política” e “Formação de conselheiros municipais”, ofertados pela Escola de Fé e Política Dom Luciano, serão iniciados neste final de semana.
Inaugurada em 2011, a Escola de Fé e Política Dom Luciano Mendes de Almeida foi idealizada, em parceria, pelo Movimento Fé e Política e a Dimensão Sociopolítica da Arquidiocese de Mariana como instrumento de formação permanente capaz de interagir e possibilitar a formação para os agentes pastorais, militantes de movimentos populares, padres, jovens, no intuito de formar novos quadros para a condução das agendas e movimentos presentes na Arquidiocese.
Segundo a coordenadora da Escola, Silene Gonçalves, esses cursos ressaltam a importância do conhecimento. “A formação é sempre o melhor caminho. Estamos em um momento crítico de desinformação e falta de conhecimento, então precisamo animar os nossos agentes a participarem para todos atuarem informados e motivados”, afirma.
Com aulas presenciais, aos fins de semana, e tarefas entre os módulos, que contam para a carga horária, os cursos são realizados em etapas e cidades alternadas.
O Povo de Deus e a Política
A Casa Nossa Senhora da Alegria, na Vila Samarco, vai acolher, o curso “O Povo de Deus e a Política”, que vai trabalhar os tópicos: Contextualização Histórica e Eclesial, Fundamentação Bíblica e Teológica e Espiritualidade da Militância. O assessor deste módulo será o padre Marcelo Santiago.
“O primeiro módulo o povo de Deus e a política vai trabalhar como ser cristão diante dos desafios da nossa sociedade. O povo de Deus desde os primórdios tinha muitas dificuldades e nós temos muitos desafios, mas temos a certeza que Deus caminha conosco. Mas precisamos também entender qual é o nosso papel nesta caminhada”, ressalta Silene.
Formação de conselheiros municipais
A Formação de conselheiros municipais no âmbito das políticas públicas também será iniciada neste sábado, 18. Com assessoria de Welton Pimental e Flávio Andrade, o momento formativo vai acontecer na paróquia de Nossa Senhora do Pilar em Ouro Preto.