A ordenação episcopal de monsenhor Geovane Luiz da Silva, nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, será neste sábado, 25 de março, às 10h, na basílica de São José, em Barbacena-MG. Entre os dias 22 a 24 de março acontece no santuário de Nossa Senhora da Piedade, na cidade de Barbacena, às 19h, um tríduo preparatório com a participação de padres, bispos e toda a comunidade paroquial.
O arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha será o ordenante principal. Os consagrantes serão o arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e o bispo de Leopoldina, Dom José Eudes Campos do Nascimento.
Monsenhor Geovane escolheu como lema para o seu episcopado “Sit amoris officium” (Seja serviço de amor). A frase é tirada do comentário de Santo Agostinho ao capítulo 21 do Evangelho de São João e citada por São João Paulo II na Exortação Apostólica pós Sinodal “Pastores dabo vobis”.
Biografia
Quarto filho do casal José Sabino da Silva e Antônia Ferreira da Silva, monsenhor Geovane nasceu em Barbacena, aos 21 de junho de 1971, mas cresceu e viveu na cidade de Carandaí (MG) onde foi ordenado padre no dia 21 de junho de 1997 após cursar filosofia e teologia no Seminário São José de Mariana.
Ele estudou Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, onde obteve, em 2005, o título de mestre com a tese “Sacrosanctum Concilium 59: elementos de teologia sacramental”. Possui Pós-graduação em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
Monsenhor Geovane foi vigário paroquial, na paróquia de Santa Efigênia, em Ouro Preto; pároco, vigário paroquial e administrador paroquial da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Mariana. Desde 2011 é pároco da paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena, Região Pastoral Mariana Sul.
Exerceu, ainda, as funções de Vigário Episcopal para a Região Mariana Sul (2013-2016); assessor da pastoral litúrgica nesta mesma Região; Diretor do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Mariana (1999-2003). Desde 1999 é membro do Conselho da Fundação Cultural da Arquidiocese de Mariana.
Monsenhor Geovane torna-se o 52º bispo que estudou no Seminário de Mariana. Antes dele,em 2012, Dom José Eudes Campos do Nascimento foi nomeado bispo da diocese de Leopoldina.
Foto: José Celso Lima