Fé e patrimônio: Primeira etapa de restauração da igreja do Rosário é entregue em Mariana

26/05/2017 às 10h28

A primeira etapa de restauração da igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Mariana, foi entregue com os elementos artísticos restaurados na tarde dessa quinta-feira (25). A cerimônia, que contou com a presença da comunidade, dos representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Prefeitura de Mariana, foi abrilhantada pelo Congado Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião e do coral Tom Maior.

Em reforma desde janeiro de 2016, esta primeira etapa foi executada pela prefeitura, com recursos de R$ 1,6 milhão do governo federal. A obra incluiu a restauração do forro da capela-mor, retábulos colaterais, altar-mor e outros bens do conjunto de elementos artísticos.

A igreja ainda passará por outras etapas, como a restauração arquitetônica do edifício e a implantação do Museu Vieira Servas, homenagem ao artista português Francisco Vieira Servas (1720-1811), autor dos retábulos do templo erguido pela mão escrava a partir de 1752. Durante a solenidade, foi firmado o termo de compromisso que garante o repasse de R$ 2 milhões do PAC Cidades Históricas, por meio do IPHAN, para execução dos próximos trabalhos.

Para o pároco, padre Geraldo Barbosa essa é a realização de um sonho, que há mais de 10 anos vem sendo vivido pela comunidade. “Essa obra só foi possível pela valorização do PAC Cidades Históricas, lançando pelo governo Lula e Dilma, cujo projeto iniciou-se acompanhado por Dom Geovane, na época vigário e administrador paroquial. Nesta caminhada, destacamos o trabalho dos nossos agentes de pastorais e cristãos leigos, principalmente, as pessoas voluntárias que cuidam da limpeza, conservação e manutenção da igreja, que continuou aberta para celebrações dominicais na nave central. O que se aplica a restauração dos elementos artísticos chama a nossa atenção para o cuidado maior, que precisamos ter com a principal obra prima do criador, a devoção a Maria Santíssima, Nossa Senhora do Rosário. O ser humano, criado a imagem e semelhança de Deus, precisa ser contemplado na sua restauração como um todo”, disse o pároco.

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Geovane Luiz da Silva, também participou da cerimônia e ressaltou sobre a importância deste restauro. Padre Geraldo agradeceu ao empenho de todos nos trabalhos coordenados por Adriano Reis Ramos, do grupo Oficina de Restauro LTDA, com o acompanhamento do IPHAN local, secretarias do município e ao prefeito Duarte Júnior. “Junto com a comunidade, guardo esperançoso o início da execução do projeto arquitetônico, cujo a aprovação foi feita nesta data do dia 25 de maio de 2017 por Katia Santos Bojéia, presidente do IPHAN”, acrescenta.

História

A igreja do Rosário, construída por escravos em 1752, tem altares esculpidos pelo português Francisco Vieira Servas e a pintura da Assunção de Nossa Senhora no forro da capela-mor de autoria de Manuel da Costa Ataíde, o Mestre Ataíde.


Voltar

Confira também: