Conselho Episcopal Pastoral da CNBB delibera sobre a CF 2018

30/05/2017 às 14h41

Os membros de uma das principais instâncias da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Conselho Episcopal Pastoral (Consep), estão reunidos em Brasília (DF) nesta terça e quarta-feira, 30 e 31 de maio, para tratar de uma pauta ampla de assuntos relacionados à ação evangelizadora da Igreja.

Trata-se da primeira reunião do Consep após a 55ª Assembleia Geral da Conferência. Os 12 bispos que presidem as comissões episcopais pastorais e a presidência da CNBB se dedicarão especialmente aos encaminhamentos sobre a Campanha da Fraternidade 2018, cujo tema é “Fraternidade e superação da violência” e o lema “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt, 23, 8).

Segundo o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Lenardo Ulrich Steiner, a CF 2018 vai ajudar a recordar que, em Cristo, somos todos irmãos e irmãs. Na reunião, os bispos definirão o objetivo geral e os específicos, bem como a dinâmica da escolha do cartaz e hino e da própria campanha.

O Consep, órgão executivo das decisões pastorais da Assembléia Geral do Conselho Permanente da CNBB, vai aprofundar a análise de conjuntura brasileira e se debruçar também sobre os desdobramentos da 55ª Assembleia Geral da CNBB. Entre eles, o documento aprovado: “Iniciação à vida cristã”.

Dom Leonardo lembra que, após a 55ª Assembleia Geral, o desafio é ajudar as dioceses e Igrejas particulares a realmente tomar nas mãos o documento e proporcionar que as comunidades, famílias, irmãos e irmãs, façam uma boa iniciação à vida cristã, como um verdadeiro itinerário, do discípulo missionário.

Além destes temas, o Conselho, cuja atribuição é coordenar as atividades das Comissões Episcopais Pastorais e de outras comissões, grupos de trabalho e setores de atividade ligados à ação pastoral da CNBB, também aprofundará a exortação apostólica do Papa Francisco sobre a família: Amoris Laetitia, lançada em abril de 2016, como fruto dos sínodos dos bispos sobe a família, ocorridos em 2014 e 2015.

Fonte: CNBB


Voltar

Confira também: