2ª Romaria das Águas e da Terra será realizada neste domingo

02/06/2017 às 10h38

Em sintonia com o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado todos os anos em 5 de junho, será realizada neste domingo (4) a 2ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce em Caratinga – MG. A edição deste ano tem como tema “Bacia do Rio Doce, nossa Casa Comum” e o lema “Povos, terras e águas clamam por justiça”.

São esperados milhares de romeiros, representantes das dioceses que compõem a Bacia do Rio Doce. A concentração para a caminhada será no no Santuário de Adoração Perpétua a partir das 6h, com uma recepção calorosa, café comunitário e oração. Logo em seguida, várias atividades estarão acontecendo, para que todos possam participar, interagir e fazer uma profunda reflexão sobre o tema. A Romaria será encerrada na Catedral de São João Batista, na praça Cesário Alvim, com a celebração da missa e um almoço comunitário.

Além do aspecto religioso, o evento tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente, com foco no rompimento da barragem de Fundão ocorrido em novembro de 2015 na cidade de Mariana e que afetou todas as dioceses da Bacia do Rio Doce.

Preparação

Desde o dia 31 de maio está sendo realizada uma semana missionária, em Caratinga. A iniciativa tem como objetivo ampliar o debate sobre a situação da bacia do Rio Doce e seus afluentes. Dentro dessa programação foram realizadas visitas as escolas, um seminário e uma reunião do Fórum da Bacia do Rio Doce.

“A Romaria é um grande movimento de unidade e debate, pois teremos representantes das sete dioceses. Mas, a Romaria é um processo. Várias atividades já foram realizadas, como seminário a nível de província e de dioceses. Então, a caminhada de domingo é esse momento de unidade e reflexão sobre a nossa realidade”, afirma Lucimere Leão, da equipe de organização.


Voltar

Confira também: