Em comunhão com toda a Igreja do Brasil, a Arquidiocese de Mariana vai participar da Jornada de Oração pelo Brasil no dia 15 de junho, data em que celebra o Corpus Christi. A iniciativa nasceu na última reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nos dias 30 e 31 de maio, onde o grupo refletiu sobre a realidade do país.
"Mais grave que a crise política, econômica, social pela qual passa o Brasil, é a crise ética. Enquanto não se restaurar a ética na política e no trato com as coisas públicas, o País não retomará o seu caminho. Todos temos responsabilidades de ajudar o Brasil a superar esse momento que traz sofrimento para tanta gente. Uma das formas de ajudar é intensificar nossa oração pelo País. Todos que somos movidos pela fé sabemos a força da oração. Confiamos que nossas comunidades atenderão ao apelo de nossos pastores e se unirão em prece pelo Brasil nesta quinta-feira, dia 15 de junho, na solenidade de Corpus Christi", ressalta o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Geraldo Martins.
Todas as comunidades e paróquias são convidadas a participarem deste dia de oração. Segundo padre Geraldo, a pedido do arcebispo, dom Geraldo Lyrio Rocha, foi enviada uma carta a todas as paróquias da arquidiocese.
Veja a íntegra da oração:
JORNADA DE ORAÇÃO PELO BRASIL
Dia de “Corpus Christi”
15 de junho de 2017
A verdadeira paz começa no seu coração
Diante do grave momento vivido por nosso país, dirijamos nossa oração a Deus, para que dê a paz ao Brasil e ao mundo inteiro. “Reconhecemos a necessidade de rezar constantemente pela paz, porque a oração protege o mundo e o ilumina. A paz é o nome de Deus”. (Papa Francisco)
Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!
Vivemos um momento triste, marcado por injustiças e violência. Necessitamos muito do vosso amor misericordioso, que nunca se cansa de perdoar, para nos ajudar a construir a justiça e a paz, em nosso país.
Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!
Estamos indignados, diante de tanta corrupção e violência que espalham morte e insegurança. Pedimos perdão e conversão. Cremos no vosso amor misericordioso que nos ajuda a vencer as causas dos graves problemas do País: injustiça e desigualdade, ambição de poder e ganância, exploração e desprezo pela vida humana.
Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!
Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejam atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Que a política esteja, de fato, a serviço da pessoa e da sociedade e não dos interesses pessoais, partidários e de grupos!
Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!
Vosso Filho, Jesus, nos ensinou: “Pedi e recebereis”. Por isso, nós vos pedimos confiantes: fazei que nós, brasileiros e brasileiras, sejamos artesãos da paz, iluminados pela Palavra e alimentados pela Eucaristia.
Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!
Vosso filho Jesus está no meio de nós, no Santíssimo Sacramento, trazendo-nos esperança e força para caminhar. A comunhão eucarística seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Seguindo o exemplo de Maria, queremos permanecer unidos a Jesus Cristo, que convosco vive, na unidade do Espírito Santo. Amém!
(Pai nosso! Ave, Maria! Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!)