Depois de visitar paróquias, comunidades, capelas, escolas, hospitais, presídios e ir ao encontro dos afastados, a peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida a Arquidiocese se encerrou nesse domingo (25) no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana, com o rito de coroação da imagem. Centenas de fiéis e devotos participaram da celebração.
“A peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida, iniciada em nossa arquidiocese em dezembro de 2014 e que hoje estamos encerrando, bem como a coração desta venerável imagem não deve apenas fortalecer no ânimo de todos os fiéis a fé católica e a piedade ardente para com a virgem Mãe de Deus, mas deve levar-nos à imitação da Virgem. Como todas as mães experimentam profundos sentimentos quando descobrem que as feições do seu filho reproduzem alguma semelhança com as suas, assim Maria, nossa dulcíssima Mãe, não pode ter maior desejo, nem maior alegria do que ver reproduzidos os traços e as virtudes de sua alma nos pensamentos, nas palavras e nas obras daqueles que ela recebeu por filhos aos pés da cruz do seu Unigênito”, disse o arcebispo, Dom Geraldo Lyrio Rocha.
Durante a homilia, Dom Geraldo pediu a intercessão de Nossa Senhora pelo país, os jovens e os idosos. “Imploramos à Padroeira do Brasil que ajude nossa Pátria a sair dessa crise que tem raízes morais e consequências gravíssimas para a vida do povo brasileiro no campo social, político e econômico. Peçamos à Virgem Aparecida, com insistência, que as crianças e a juventude cresçam sadias e puras e não se contaminem com o ar corrompido do mundo, e, fugindo de todas as ciladas, não se deixem dominar pelos vícios, pela maldade, pela impureza”.
Após o rito de coroação, a imagem foi levada, em caminhada, para a igreja de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Cabanas, onde vai permanecer. Na ocasião, o arcebispo realizou a instalação da primeira paróquia na arquidiocese dedicada à padroeira do Brasil.
A peregrinação
Em dezembro de 2014 a Arquidiocese acolheu a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida na cidade de Barbacena, Região Pastoral Sul. Iniciando assim a peregrinação em todas as paróquias da Igreja particular de Mariana.
Está peregrinação faz parte das comemorações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba em 1717. Todas as dioceses do país recebem a visita da imagem peregrina nos últimos meses.
Leia também: Homilia de Dom Geraldo no Rito de Coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida