“Toda igreja é comunidade vocacionada”, disse monsenhor Celso na abertura do Ano da Vocação Sacerdotal

A abertura oficial foi realizada nessa segunda-feira, 15 de agosto

16/08/2016 às 08h52

“Toda igreja é comunidade vocacionada. No corpo eclesial cada vocação específica tem o seu papel e a sua importância”, disse o vigário geral da arquidiocese, monsenhor Celso Murilo, na abertura do Ano da Vocação Sacerdotal realizada nessa segunda-feira, 15 de agosto, no Santuário de Nossa Senhora do Carmo em Mariana.

“Com essa celebração abrimos oficialmente o Ano da Vocação Sacerdotal da Arquidiocese de Mariana. Como muitos de vocês já sabem, trata-se de uma iniciativa pastoral que brotou do coração do nosso arcebispo e que foi assumida pelo presbitério, pelas várias instâncias de coordenação dessa Igreja particular, como uma maneira de celebrarmos o Jubileu de Ouro Sacerdotal do nosso estimado pastor”, ressaltou monsenhor Celso.

A celebração contou com a presença de vários padres, seminaristas das quatro casas de formação do Seminário São José e de fieis da cidade.

Monsenhor Celso lembrou, também, do desejo de Dom Geraldo para este tempo. “Dom Geraldo Lyrio Rocha em sua carta circular ao clero, no dia 31 de maio deste ano, expressava o desejo de vivenciar este seu jubileu em uma perspectiva vocacional, dentro de um contexto eclesial. Colocando no centro dessa celebração jubilar a figura de Jesus Cristo, o bom pastor, sumo e eterno sacerdote”, citou.

Uma procissão com a imagem de Nossa Senhora da Assunção até a porta do Instituto de Teologia do Seminário, seguida da benção do Santíssimo, encerrou a abertura do Ano da Vocação Sacerdotal.

Para José Martins de Freitas, que acompanhou a celebração, este ano será bem especial. “A missão de cada um é importante, pois nós temos essa carência de pessoas para ajudar a servir a Deus. Então, este será um ano para despertar as vocações. Que essas vocações possam despertar a vida e o Espírito Santo possa iluminar sempre”, afirma.

Preparação

O Seminário São José foi a instância que acolheu a proposta de Dom Geraldo para coordenar e organizar as atividades do Ano da Vocação Sacerdotal.

Para celebrar esse tempo vocacional, que tem como tema “Permanecei no meu amor”, a equipe de organização está preparando inúmeras atividades. A Semana de Animação Vocacional, a Jornada Vocacional, a celebração do dia do seminário, a peregrinação do seminário à Basílica do Bom Jesus serão algumas das ações promovidas nos próximos meses.

“Como seminarista vejo o Ano da Vocação Sacerdotal com bons olhos. Estou com o coração muito alegre por hoje, onde estamos abrindo o Ano da Vocação Sacerdotal em nosso Seminário, uma oportunidade única poder estar participando. Creio que este é um momento muito feliz para todos nós seminaristas, onde nós vamos poder mostrar as pessoas como é a nossa vida de seminarista, para que as pessoas possam se sentir mais chamadas a seguir a Cristo e descobrir assim a sua vocação”, afirma José Alex, aluno do 2° ano de Filosofia.

Um hotsite para a divulgação de todo o material e subsídios do Ano da Vocação Sacerdotal está sendo criado. Ele será lançado na próxima semana e poderá ser acessado junto ao site da arquidiocese de Mariana.

A celebração de abertura fez parte da programação da novena de Nossa Senhora da Assunção. Na ocasião, também foi lembrando do aniversário de 49 anos de ordenação sacerdotal de Dom Geraldo.

No próximo domingo, 21 de agosto, todas as paróquias da arquidiocese são convidadas a realizarem a abertura do Ano da Vocação Sacerdotal em suas comunidades..

Confira outras fotos da abertura.  

 


Voltar

Confira também: