“Vivamos a eucaristia com espírito de fé, de oração, de perdão, de reconciliação, de misericórdia, de júbilo comunitário, de solicitude pelas carências de tantos irmãos e irmãs necessitados. Pela força da eucaristia, na prática das obras de misericórdia, neste Ano Santo, instituído pelo Papa Francisco, sejamos reanimados na certeza de que o Senhor cumprirá aquilo que nos prometeu”, disse o arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha na celebração de Corpus Christi, nessa quinta-feira (26).
Da Praça dos Ferroviários à Praça da Sé, os tapetes de serragem deram cor as ruas por onde os fiéis caminharam carregando velas, orando e dando continuidade a essa expressão de fé e comunhão. Eram desenhos inspirados na religião e na beleza da tradição que prepararam o caminho para que a procissão com o Santíssimo Sacramento pudesse passar.
“A instituição da eucaristia, celebrada no contexto da ceia pascal judaica, tem caráter sacrifical. Nela, Jesus antecipa o Sacrifício da Cruz e a vitória da ressurreição. A eucaristia, banquete sacrifical, sacramento do sacrifício da cruz é, pois, memorial, comunhão e presença”, ressalta Dom Geraldo.
O seminarista, Emanuel Tadeu, conta da alegria de celebrar Corpus Christi. “Ao andarmos pelas ruas enfeitadas mostramos que realmente Jesus está ali. A eucaristia é o nosso grande tesouro, é aquilo que nos dá sustento na vida, por isso nós festejamos com muita alegria, como já dizia São Tomás de Aquino ‘o milagre nós não vemos, basta fé no coração’, nós não vemos a transformação do pão e vinho, mas ele está ali, transformado. Então por isso é uma grande alegria para todos nós”, afirma.
Para Regina Aparecida Maciel, da comunidade de Nossa Senhora Aparecida, a celebração foi muito especial. “Foi muito bonita, muito bem celebrada e teve a participação de muitas pessoas. Tudo foi muito bem colocado, ainda mais no contexto da crise que o Brasil está passando hoje e a cidade por conta do rompimento da barragem. A situação é muito difícil”, conta.
Eucaristia e partilha na Amazônia
Durante a homília, Dom Geraldo citou o Congresso Eucarístico Nacional, que será realizado no Pará. “A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus Cristo, neste ano, ganha especial relevo, pois, com esta celebração, nós nos colocamos em sintonia com o XVII Congresso Eucarístico Nacional, que se realizará de 15 a 21 de agosto, em Belém do Pará, que neste ano comemora o IV Centenário de sua fundação e do início da evangelização da Amazônia brasileira. Terá como tema Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária e o lema Eles o reconheceram no partir o pão”, disse.
Leste 2
A Assembleia do Conselho Episcopal Regional Leste 2, que será acolhida pela Arquidiocese de Mariana entre os dias 6 a 9 de junho, foi lembrada por Dom Geraldo. Segundo o arcebispo a assembleia será realizada na diocese em solidariedade aos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão. Na ocasião, o núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, estará presente.