Cartilha do 2° Congresso Arquidiocesano da Catequese é lançada na 26ª SEFORC

18/07/2018 às 10h35

A cartilha do 2° Congresso Arquidiocesano da Catequese foi lançada na noite dessa terça-feira (17) na 26ª Semana de Formação de Catequistas (SEFORC), no Instituto de Filosofia do Seminário São José. Este subsídio apresenta a documentação do 2° Congresso, que foi realizado de 2 a 5 de novembro de 2017, e tem o objetivo de informar sobre os passos que a catequese está trabalhando, seguindo as orientações da Igreja no Brasil.

“A Igreja pede que a catequese seja uma oportunidade para iniciar a pessoa na fé cristã. E a iniciação cristã é um grande desafio de toda a Igreja. Para nós o mais importante é iniciar a pessoa na fé e naturalmente os sacramento fazem parte deste processo”, disse o assessor da catequese, padre Jorge Nato.

A proposta da Dimensão Catequética é que essa cartilha sejam utilizada nas paróquias no mês de agosto, como uma preparação para a festa do Dia do Catequista. “Cada paróquia com sua criatividade, vai estudar a cartilha e fazer uma celebração no último domingo de agosto”, ressalta padre Jorge Nato.

Todos os coordenadores paroquias de catequese vão receber uma cartilha do 2° Congresso Arquidiocesano da Catequese. Os interessados em adquirir devem entrar em contato com a Editora Dom Viçoso pelo telefone (31) 3557-1233.

Oficinas

Dentro da programação da 26ª SEFORC também foram realizadas oficinas temáticas de “cânticos para catequese”, “trabalhos manuais” e “dinâmicas sobre o pecado” na noite dessa terça-feira. Segundo a assessora da catequese, Sueli de Fátima da Silva, o “objetivo das oficinas é passar aos catequistas uma formação com músicas e dinâmicas, atividades que ele tem dificuldades”.

A Semana de Formação dos Catequistas começou na última segunda-feira (16) e segue até a próxima sexta-feira (20). Durante esses dias, mais de 80 catequistas vão estudar as quatro etapas do Plano Arquidiocesano de Catequese, o "Vinde a Mim", que engloba a catequese para crianças de 5 a 11 anos.

Padre Jorge Nato ressalta a importância de participar da SEFORC. “Aqui nós reunimos os coordenadores da catequese com o intuito de formar, de prepará-los para os trabalhos. E cada um deles tem a missão de repassar os ensinamentos para as suas comunidades e paróquias”, disse.

Leia também: Catequistas estudam etapas “Vinde a mim” do plano arquidiocesano na semana de formação


Voltar

Confira também: