Dimensão Sociopolítica envia carta convite para Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras
04/04/2019 às 14h43
No dia 1° de maio será realizada a 29ª Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras será realizada em Carandaí, na Região Sul. Organizada pela Dimensão Sociopolítica da arquidiocese, a edição deste ano terá como lema “Em nossa organização, a semente da transformação”. A Romaria será precedida por um tríduo missionário paróquia, em Carandaí, nos dias 28 a 30 de abril.
Em carta enviada às paróquias, a Dimensão Sociopolítica ressalta a importância da participação neste evento. “Contamos, desde já, com a mobilização das comunidades, dos grupos eclesiais, das pastorais sociais e dos movimentos populares, sociais e sindicais, além de tantos organismos que assumem as bandeiras sociais a serviço da vida, da dignidade do ser humano e promoção do bem comum; dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e da sociedade do bem viver”.
8h – Concentração no Parque de Exposições “Prefeito Benjamin Pereira Baêta”: Acolhida, café, oração inicial e falas de autoridades e representantes dos sindicatos.
9h – Início da Caminhada, intercalada por quatro momentos de reflexões e de orações: 1º Tema: “Água e Ecologia” (saneamento básico, preservação do meio ambiente e agrotóxicos); 2º Tema: “Trabalho com dignidade” (saúde e segurança do trabalhador, acidentes no trabalho, riquezas que vão e pobreza que fica); 3º Tema: “Perdas de direitos” (reformas trabalhista e da previdência social, necessidade da organização do trabalhador) e 4º Tema: “Periferias - Juventude e Pobreza / Fraternidade e Políticas Públicas”.
11h – Chegada da Caminhada: plantio de uma árvore na Praça da Matriz.
11h30 – Missa festiva na Matriz, em Ação de Graças pelo “Dia do Trabalhador e da Trabalhadora”.