Arquidiocese de Mariana
Atingidos pelo Rompimento das Barragens

O Santuário Nacional de Aparecida (SP) está acolhendo o 16º Encontro Nacional de Presbíteros. O encontro, que começou no dia 19 e segue até a próxima segunda-feira, 25 de abril, conta com a participação de 554 presbíteros vindos de todo o Brasil. Representam a Arquidiocese de Mariana os padres Marcelo Santiago, Geraldo Gabriel, Glauber Lacerda e André Quintão.

Padre Marcelo explica que esse é um momento oportuno para a partilha de experiências e sonhos, de desafios e perspectivas do ministério presbiteral. “À luz do tema – Presbíteros no Brasil: a alegria no anúncio do evangelho. Eis que faço novas todas as coisas (AP 21,5), queremos renovar o encontro com o Senhor que nos chamou e continua chamando para servir com alegria e na comunhão. Diante dos desafios dos nossos tempos, não podemos perder a esperança e o encanto. Precisamos fortalecer nossas convicções, insistir no diálogo intercultural e religioso, ter ousadia no anúncio do evangelho, pautando-nos na fraternidade, na mística e no profetismo”.

O evento é promovido pela Comissão Nacional dos Presbíteros e pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e conta com assessoria do padre Luiz Susin e padre Manoel Godoy.

Os assessores têm nos ajudado a olhar para o nosso tempo e a nossa missão. Dom Jorge Patron, Secretário da Congregação para o Clero, vindo de Roma, trouxe-nos uma bela palavra exortando-nos a ser causa de alegria “uns para os outros”, a ter certeza e consciência sobre aquilo que somos e a redescobrir a alegria a partir da releitura da própria vida”, ressalta padre Marcelo.

Abertura

Na manhã dessa quarta-feira (20) os participantes do encontro celebraram a missa de abertura do evento. O Arcebispo de Salvador (BA), Dom Murilo Krieger, vice-presidente da CNBB, presidiu a celebração e falou aos padres que muitos olhares estão voltados para eles na expectativa de um verdadeiro testemunho de alegria.

Espiritualidade

Nessa sexta-feira, 22, os presbíteros participaram de um dia de retiro, pregado por dom Luiz Cappio. “Ele tem nos recordado que Deus é luz e o nosso sacerdócio deve resplandecer a luz de Deus. Não podemos contradizer o evangelho. Somos chamados, no exercício ministerial, a ser fermento, sal e luz. O seguimento de Jesus exige ir e fazer discípulos. O sacerdote é o profeta missionário que deve “gritar” o evangelho da vida”, explica padre Marcelo.

Com informações e foto do  Portal A12

   

Deixe aqui seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *