A 2ª etapa do Curso de Teologia Popular, em Paula Cândido, iniciada nessa segunda-feira (25), tem como tema “Dom Luciano está vivo na luta do povo”.
A escolha por estudar a vida de Dom Luciano é devido o seu significado numa teologia engajada e porque, neste ano, no dia 27 de agosto, faz dez anos de seu falecimento.
A formação está reunindo aproximadamente 50 participantes das cidades de Senador Firmino, Catas Altas, Piranga, Jequeri, Ponte Nova, Viçosa, Presidente Bernardes e Paula Cândido. Entre os movimentos presentes, estão os quilombolas do Córrego do Meio (Airões), o Levante Popular da Juventude, a Pastoral Afro, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a EFA Dom Luciano, a Campanha das Águas contra o Mineroduto da Ferrous, o Gangazumba e representantes de CEBs.
O instrumento de trabalho dessa etapa está sendo o 3º capítulo do livro intitulado: Em que posso servir – o serviço no testemunho de Dom Luciano Mendes de Almeida, de Francesco Sorrentino. A partir desta terça-feira (26), o padre Ernesto, da Diocese de Itabira, será o orientador dos trabalhos.
O Curso de Teologia Popular é organizado pelo Movimento Evangélico Popular Eclesial – MEPE, Escola Nacional de Energia Popular – ENEP, em quatro etapas. A primeira ocorreu nos dias 13 a 15 de julho de 2015, na Escola Família Agrícola de Jequeri, e contou com a orientação de João Resende, do Movimento da Boa Nova – MOBON.