Trabalhando o Ano da Misericórdia e o Ano da Escuta foi realizado neste domingo, 13 de dezembro, o 2° Encontro Arquidiocesano dos Coordenadores Paroquiais de Pastorais. Assessorado pelo coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Geraldo Martins, o encontro reuniu mais de 90 pessoas no Colégio Providência, em Mariana.
A construção do novo Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE) e o texto base, que foi aprovado na 23ª Assembleia Arquidiocesana de Pastora, no mês de novembro, também foram pautas dessa edição.
“Os coordenadores paroquiais de pastoral têm a responsabilidade de, juntos com seus respectivos párocos, animar a pastoral em toda a paróquia. Ter eles presente aqui e discutir com eles as ações do Ano da Misericórdia, do Ano da Escuta e a elaboração do novo PAE é a garantia de que mais pessoas vão entrar nesse processo de debate e discussão. Eles, também, podem nos ajudar a tornar a nossa Igreja aquilo que nós queremos. Uma Igreja sempre voltada para a participação e a comunhão. Então, a presença deles é muito importante, porque tomam conhecimento de qual é a proposta da Arquidiocese e assim eles assumem o compromisso de dinamizar essa proposta nas paróquias e se tornam cada vez mais, nas paróquias, uma referência da ação pastoral que nós queremos”, explica padre Geraldo.
O Encontro Arquidiocesano dos Coordenadores Paroquiais de Pastorais acontece a cada dois anos. A próxima edição será em 2017.