Arquidiocese de Mariana
Atingidos pelo Rompimento das Barragens

23/dez/2015
Arquidiocese analisa critérios de utilização do fundo em apoio aos atingidos

DSC_0139O arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, se reuniu com os párocos das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão na segunda-feira, 21 de dezembro, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Mariana, para analisar os critérios de utilização do fundo e as próximas ações da Arquidiocese em favor dos atingidos.

Após o acontecimento da tragédia, no dia 5 de novembro, a Arquidiocese disponibilizou uma conta bancária para receber doações que têm chegado de todo o Brasil. O grupo decidiu que definirá a aplicação dos recursos após o fim das ações emergenciais que estão sendo feitas nesse primeiro momento para atender aos atingidos.

Realidade das comunidades

Durante a reunião, foi apresentada a situação atual dos atingidos que estão no processo de mudanças para casas provisórias com aluguel pago pela Samarco. O pároco de Barra Longa, padre Wellerson Magno Avelino, disse que a cidade foi fortemente atingida e que as pessoas estão convivendo direta e diariamente com a poeira da lama.

 O coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Geraldo Martins, chamou a atenção para o momento atual em que muitos grupos já não se fazem presentes como no início da tragédia. “Quando os outros se afastam, a Igreja precisa ter uma presença continua”, ressaltou.

 A atuação do Movimento de Atingidos por Barragem (MAB), desde o primeiro momento, foi vista como uma importante parceria na articulação dos atingidos.

Próximas ações

Entre as preocupações da Arquidiocese está a inserção dos atingidos junto às comunidades paroquiais. A proposta é que as famílias não percam seus laços paroquiais e continuem unidas em suas comunidades. Dom Geraldo reforçou que a Igreja que está claramente ao lado dos atingidos.

Na próxima quarta-feira, 23 de dezembro, será realizada uma celebração de Natal para os atingidos, em Mariana. A missa será presidida pelo arcebispo e contará com a participação dos párocos de Mariana e das comunidades atingidas.

   

Deixe aqui seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *