“Eu não posso deixar de dar esse conselho: que vocês fiquem unidos”, disse o arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, na celebração de Natal dos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, nessa quarta-feira, 23 de dezembro, no Coliseu, em Mariana.
Dom Geraldo acrescentou, também, que estão todos no mesmo barco e é preciso lutar juntos. “Quando está todo mundo no mesmo barco, todos têm que lutar para que o barco não afunde. Todos os atingidos estão no mesmo barco. É preciso de muita união, vocês não se deixem enganar, achando que sozinhos cada um vai resolver o seu problema. Fiquem unidos”, ressaltou.
A celebração, que reuniu cerca de 500 pessoas, foi presidida pelo arcebispo. Além dos padres das comunidades atingidas, outros padres de Mariana participaram da missa, que foi abrilhantada pelo o Coral Canta Comigo, de Paracatu de Baixo. Segundo a coordenadora do coral, Angélica Peixoto, participar dessa celebração foi muito motivador. “Ver os jovens cantando nessa missa foi muito incentivador. Tanto para nós continuarmos a participar da Igreja e para encontrarmos forças em Deus e continuar nessa luta. Apesar de estar cada um para um canto, essa missa mostrou que ainda estamos unidos”, disse.
Após a missa foi servido um jantar, acompanho de uma apresentação musical dos atingidos de Bento Rodrigues, Zezinho e Irene, e distribuídos 120 kits da fé para famílias. Também foi entregue a comunidade de São Bento, a imagem de São Bento e Nossa Senhora da Paz. Uma imagem de Santo Antônio será entregue para a comunidade de Paracatu.
Claudia de Fátima, conta que essa é a segunda missa que ela participa depois da tragédia. “Eu estou me sentido em casa, porque eu organizei a liturgia e estou podendo reunir minha família e meus amigos”, afirma.
Padre Reginaldo Coelho da Costa, que atende a comunidade de Paracatu, disse para as famílias não perderem a identidade e que esse Natal seja um momento forte de recomeçar. Orientações de como as comunidades vão continuar se reunindo, também foram apresentadas.
Para fazer observações ou atualizar informações no site, envie um e-mail detalhando sua observação ou atualização para:
Obrigado pela sua colaboração.