Arquidiocese de Mariana
Atingidos pelo Rompimento das Barragens

“Eu não posso deixar de dar esse conselho: que vocês fiquem unidos”, disse o arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, na celebração de Natal dos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, nessa quarta-feira, 23 de dezembro, no Coliseu, em Mariana.

DSC_0227Dom Geraldo acrescentou, também, que estão todos no mesmo barco e é preciso lutar juntos. “Quando está todo mundo no mesmo barco, todos têm que lutar para que o barco não afunde. Todos os atingidos estão no mesmo barco. É preciso de muita união, vocês não se deixem enganar, achando que sozinhos cada um vai resolver o seu problema. Fiquem unidos”, ressaltou.

A celebração, que reuniu cerca de 500 pessoas, foi presidida pelo arcebispo. Além dos padres das comunidades atingidas, outros padres de Mariana participaram da missa, que foi abrilhantada pelo o Coral Canta Comigo, de Paracatu de Baixo. Segundo a coordenadora do coral, Angélica Peixoto, participar dessa celebração foi muito motivador. “Ver os jovens cantando nessa missa foi muito incentivador. Tanto para nós continuarmos a participar da Igreja e para encontrarmos forças em Deus e continuar nessa luta. Apesar de estar cada um para um canto, essa missa mostrou que ainda estamos unidos”, disse.

Após a missa foi servido um jantar, acompanho de uma apresentação musical dos atingidos de Bento Rodrigues, Zezinho e Irene, e distribuídos 120 kits da fé para famílias. Também foi entregue a comunidade de São Bento, a imagem de São Bento e Nossa Senhora da Paz. Uma imagem de Santo Antônio será entregue para a comunidade deDSC_0230 Paracatu.

Claudia de Fátima, conta que essa é a segunda missa que ela participa depois da tragédia. “Eu estou me sentido em casa, porque eu organizei a liturgia e estou podendo reunir minha família e meus amigos”, afirma.

Padre Reginaldo Coelho da Costa, que atende a comunidade de Paracatu, disse para as famílias não perderem a identidade e que esse Natal seja um momento forte de recomeçar. Orientações de como as comunidades vão continuar se reunindo, também foram apresentadas.

   

Deixe aqui seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *