Arquidiocese de Mariana
Atingidos pelo Rompimento das Barragens

A abertura da Porta Santa, na Catedral da Sé, em Mariana, foi realizada nesse domingo, 13 de dezembro. A celebração, presidida pelo Arcebispo, Dom Geraldo Lyrio Rocha, abriu, solenemente, o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, na Arquidiocese de Mariana. Também, participaram da celebração, o cônego Nedson Pereira e o padre César Fernandes.

O Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, instituído pelo Papa Francisco, foi iniciado em Roma na terça-feira (8), quando a igreja celebrou a festa da Imaculada Conceição. Na ocasião, foi aberta pelo Papa a “Porta Santa”, na Basílica de São Pedro. O ato foi o pontapé inicial para que todas as arquidioceses do mundo também abram suas portas.

DSC_0133“Que esse seja para todos nós um ano de graça. Papa Francisco em uma atitude do Espírito, carregada de sentido profético, anuncia o Ano Santo da Misericórdia. Por quê? Porque meus irmãos, o coração humano está se tornando cada vez mais insensível e a intolerância vai tomando conta da vida das pessoas e envenenando tantas expressões da sociedade. O Ano Santo da Misericórdia nos faz recordar que Deus é misericórdia. Porque Deus é amor, porque é um Deus misericordioso, é um Deus que vem em nosso auxílio, que nos socorre e nos acolhe em seu perdão. E Jesus Cristo é a face da misericórdia do Pai”, disse Dom Geraldo na homilia.

Na Arquidiocese de Mariana as igrejas onde se poderão obter as indulgências do Ano Santo são: a Basílica da Sé, em Mariana, a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto, a Basílica de Bom Jesus, em Congonhas, a Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete, a Basílica de São José, em Barbacena. Juntamente com os santuários e as igrejas que anualmente celebram o jubileu.

No final da celebração Dom Geraldo convidou os fieis a procurarem identificar alguma família vítima do rompimento da barragem neste Natal. O Jubileu Extraordinário da Misericórdia vai até o dia 20 de novembro de 2016.

   

Deixe aqui seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *