O arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, e lideranças do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), se encontraram com a presidente Dilma Rousseff e o governador Fernando Pimentel, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira, 12 de novembro.
Durante o encontro foi entregue à presidente um plano de tratamento das comunidades e famílias desabrigadas, o qual foi assinado pela Arquidiocese e o MAB. Esse documento é fruto do debate com os atingidos e contém seis importantes pontos.
A presidente também conversou com os representantes do MAB e perguntou como estão os trabalhos junto às famílias, em Mariana. Na conversa, Dom Geraldo reafirmou a importância do movimento na situação.
Sobrevoou a área atingida
Após a reunião, dois helicópteros sobrevoaram a cidade de Mariana para visualizar os estragos feitos pelo rompimento das barragens de Fundão e Santarém. Em um deles estava Dom Geraldo e representantes do MAB, em outro, a presidente, Dilma Rousseff, o governador, Fernando Pimentel e outros políticos.
A militante do MAB, Alex Sandra Marinho, conta que deu para perceber bem o que as pessoas estavam contado. “Foi muito angustiante ver as imagens, não só pelo desastre, mas por todo o rastro deixado pela mineração na região. Tudo agora é lama. O Rio Doce agora só tem lama e as matas estão todas devastadas.
Confira o plano na íntegra:
Plano de Tratamento das Comunidades e família desabrigadas.
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR e Brasil de Fato
Para fazer observações ou atualizar informações no site, envie um e-mail detalhando sua observação ou atualização para:
Obrigado pela sua colaboração.
A Igreja não pode se calar, nem se omitir e nem compactuar com essas empresas exploradoras em todos os sentidos. Deve ser a porta voz dos sem voz e sem vez . Não pode deixar também esse fato ser abafado pela grande mídia.
Estamos acompanhando o ocorrido e apoiamos a ação da Igreja profética. Sem palavras, sentimentos e comunhão.