A Arquidiocese de Mariana participou do Encontro de Formação dos Coordenadores (as) e Assessores (as) (Arqui)diocesanos da Pastoral Carcerária, nos dias 26 e 27 de fevereiro. O encontro foi realizado na Casa de Retiro Irmãs Sacramentinas, em Belo Horizonte, e contou com a presença de várias cidades do Estado de Minas Gerais e Espírito Santo.
Com o objetivo discutir e encaminhar alguns pontos importantes na caminhada da Pastoral para ano de 2016, os participantes conversaram sobre a eleição da coordenação Colegiada da Pastoral Carcerária do Regional Leste 2, o Jubileu extraordinário da Misericórdia e Jubileu dos presos e a Campanha da Fraternidade Ecumênica e a organização da Assembleia da Pastoral Carcerária. O encontro propôs, também, a reflexão sobre os desafios e dificuldades de prestar Assistência Religiosa nas unidades prisionais.
Essa formação para os coordenadores, vice-coordenadores e assessores (Arqui)diocesanos da Pastoral Carcerária acontecem duas vezes ao ano sendo, uma em fevereiro e outra em outubro.
Para a coordenadora arquidiocesana da pastoral, Magda de Fátima e Oliveira, é preciso viver os ensinamentos do Papa Francisco, nesse trabalho pastoral. “O Papa Francisco revela sua atenção afetuosa para com os presos e confidencia que cada vez que passa ‘pela porta de uma prisão para uma celebração ou para uma visita’ sempre tem ‘este pensamento: por que eles e não eu?’ e que ‘a queda deles poderia ter sido a minha’”, lembra.
Após esse estudo, em Belo Horizonte, a coordenação da Pastoral Carcerária de Mariana realizará uma reunião, com as cinco Regiões Pastorais, no dia 2 de abril, para traçar seu plano de trabalho para o Ano da Misericórdia.