A Arquidiocese de Mariana vai promover o Ano da Vocação Sacerdotal. Durante o Encontro de Presbíteros e Diáconos da Arquidiocese, em março de 2016, o arcebispo, Dom Geraldo Lyrio Rocha, apresentou ao clero a proposta da realização de um Ano da Vocação Sacerdotal para a Igreja Particular. “Com este Ano da Vocação Sacerdotal se deseja vivenciar em nossas comunidades a comemoração do Jubileu de Ouro Sacerdotal de Dom Geraldo, em 15 de agosto de 2017. A proposta foi acolhida com entusiasmo por todos os participantes do encontro. Caberá ao Seminário Arquidiocesano promover junto às instâncias da Igreja este tempo forte de oração”, explica o reitor do Seminário, padre Valter Magno
O Ano terá a sua abertura oficial no dia 15 de agosto na Catedral, em Mariana, e no dia 21 de agosto em todas as paróquias e comunidades da Arquidiocese. Inspirado no texto de Jo 15,9, o tema do Ano da Vocação Sacerdotal será “Permanecei no meu amor”. “O ministro ordenado é chamado pelo Senhor, sumo e eterno Sacerdote, a permanecer Nele. É impossível vivenciar a vocação sacerdotal sem esta consciência de que a condição para o seguimento alegre do discípulo é permanecer no amor do Coração de Cristo Jesus”, afirma padre Valter
Como objetivo este Ano se coloca a animação vocacional de todas as comunidades da Arquidiocese através de momentos celebrativos e encontros de formação e animação vocacional. “Não se deseja apenas valorizar a vocação sacerdotal, mas, todas as vocações específicas para o serviço da Igreja. No entanto, a proposta é que através do testemunho alegre do bispo, dos presbíteros e diáconos se motive os jovens a quererem seguir ao Senhor, através de uma busca sincera de discernimento no chamado na própria vida. Para o trabalho de animação vocacional contribuição especial darão os seminaristas e vocacionados que vivem a experiência do discernimento em nossas casas de formação e poderão testemunhar aos outros jovens a alegria de estarem no itinerário de quem se sente chamado e vai respondendo ao Senhor com convicção e maturidade”, ressalta o reitor.
Padre Walter destaca, também, dentre as atividades planejadas, a peregrinação do Seminário ao Santuário do Senhor Bom Jesus, em Congonhas, no dia 9 de setembro, as semanas de animação vocacional, em dezembro de 2016 e julho de 2017, e o Dia do Seminário, em 6 de novembro de 2016.
Projeto Vocacional
“Como nos orienta o Projeto Vocacional da Arquidiocese, promulgado em 2013, faz-se urgente criar ou fortalecer em nossas paróquias a Equipe Vocacional Paroquial (EVP), sempre animada pelo pároco. Uma vez que a paróquia é o lugar por excelência no qual se proclama o Evangelho da vocação cristã e, em particular, onde se apresenta o ideal do sacerdócio ministerial”, disse padre Valter.
A EVP é um grupo de pessoas que trabalha na comunidade eclesial, em profunda sintonia com a Igreja particular, para auxiliar o surgimento, dar acompanhamento, facilitar a orientação das vocações leigas, sacerdotais, religiosas e missionárias. “Este Ano da Vocação Sacerdotal é tempo propício para a articulação da EVP em nossas comunidades paroquiais”, acrescenta.