Arquidiocese de Mariana
Atingidos pelo Rompimento das Barragens

26/nov/2015
Assembleia Arquidiocesana começa nesta sexta-feira

A 23° Assembleia Arquidiocesana de Pastoral começa nesta sexta-feira, 27 de novembro, no Instituto de Filosofia, do Seminário São José, em Mariana. Durante a Assembleia será aprovado o texto base do Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE), novo material de estudo para as comunidades e paróquias da Arquidiocese de Mariana no ano de 2016.

Segundo o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Geraldo Martins, a participação é um diferencial na construção desse projeto. “A Arquidiocese tem um projeto já consolidado de participação o que torna seguro que teremos um bom resultado. Já temos um texto base, que já foi estudado pelas regiões. Na Assembleia, nós iremos aperfeiçoar esse texto e ele vai se transforma, efetivamente, no instrumento de trabalho, que será enviado a toda a Arquidiocese, a todas as instâncias e grupos, que terão o ano de 2016 para estudá-lo, aperfeiçoá-lo e no final do ano de 2016 nós teremos o novo projeto. Portanto esse é um processo de participação enorme”.

A ideia é que esse projeto responda as expectativas da Arquidiocese. “Nós acreditamos que quando esse processo é bem feito, é respeitado, a garantia que saia um projeto que traduza os anseios da Arquidiocese e, também, que seja assumido e implementado por toodos ela é muito  maior do que se fosse algo que a coordenação diocesana fizesse”, explica padre Geraldo.

O texto base, tem três capítulos, e será apresentado na celebração dos 270 anos Arquidiocese, nesse sábado, 28, na Arena Mariana. Simbolicamente cada Região Pastoral irá receber uma copia do material.

Ano da Escuta

Outro ponto que será trabalho na Assembleia é o Ano da Escuta. Padre Geraldo explica que será proposto o segundo passo em relação ao Ano da Escuta. “Nós teremos esse segundo momento da assembleia, em que a coordenação diocesana vai apresentar a proposta, de como é que nós vamos vivenciar esse segundo momento, quase que dando uma resposta aquilo que escutamos, em uma perspectiva, também, de vivência do ano da misericórdia que será aberto no dia 8 de novembro”.

Em 2014 foi realizado o Ano da Escuta onde relatórios foram coletados em todas as regionais da Arquidiocese de Mariana, por intermédio de pessoas ligadas à Igreja, como os agentes pastorais. Esses relatórios apresentaram observações para ajudar a explicar por que algumas pessoas se afastaram do convívio com a comunidade. Entre os grupos escutados para a construção destes relatórios, estão famílias de casais divorciados, principalmente em situação de vulnerabilidade social. Jovens universitários também contribuíram com seus relatos.

   

Deixe aqui seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *