Arquidiocese de Mariana
Atingidos pelo Rompimento das Barragens

26/nov/2015
Atingidos vivenciam etapas de negociação

DSC_0079Mais uma reunião da mesa de negociação, intermediada pelo Governo do Estado, foi realizada nessa quarta-feira, 26 de novembro, em Mariana. Durante a conversa o representante da Samarco, José Luiz Santiago, disse que a meta da empresa é fazer a mudança de 25 famílias por semana.

Atualmente, a empresa calcula cerca de 300 famílias aguardando para serem transferidas de hotéis e pousadas para casas alugadas pela empresa. As famílias devem viver nessas moradias provisórias até que seja reconstruída uma nova comunidade.

O coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Geraldo Martins, fez um apelo durante a reunião para que as famílias não passem tanto tempo nos hotéis. “A Arquidiocese entende que quanto mais rápido as famílias saírem dos hotéis melhor. Estamos próximos de uma data muito significativa para todos, o Natal, e o sofrimento dessas famílias seria ainda mais intenso, mas agudo, se tiverem que passar o Natal nesses hotéis. Isso significa que não poderão receber seus famílias e amigos, que não poderão fazer a ceia como tem costume de fazer, não poderão, portanto, celebrar o Natal do seu jeito, da sua fé. Então o nosso apelo a empresa é nessa direção, para que a empresa repense o seu cronograma, para que até o Natal todas as famílias, que assim desejarem, já estejam nas casas provisorias”.

Participam dessa mesa de negociação representantes do atingidos, da Arquidiocese de Mariana, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a empresa, entidades do poder público e sociedade civil.

DSC_0014

Estamos aqui para ajudar”

A Arquidiocese de Mariana e Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) se reuniu na terça-feira, 24 de novembro, com os atingidos de Bento Rodrigues e Paracatu para tirar dúvidas e explicar melhor as propostas que estão sendo apresentadas a empresa.

Durante a conversa o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Geraldo Martins, reforçou que a Arquidiocese e o MAB só tem o objetivo de ajudar. “Nosso papel é ajudar. Vocês é que tem que falar por vocês”.

Durante a conversa, o representante do MAB, Joceli Andrioli, ressaltou a experiência e história do movimento. “O MAB foi uma construção de pessoas atingidas. O movimento foi construído para os atingidos terem voz”.

Propostas

Uma conversa sobre as pautas de exigência dos moradores das áreas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão foi realizada na terça-feira, 24 de novembro, no Centro de Convenções de Mariana. O debate contou com a presença de representantes da Samarco e das comissões representativas de Bento Rodrigues, Paracatu, Barra longa e outros lugares afetados.

Na oportunidade, a empresa expôs alguns pontos que foram demandados na última reunião com as comissões. Entre esses pontos, a proposta de remuneração mensal no valor de um salário mínimo por grupo familiar mais 20% do salário para cada dependente, o início das instalações de sirenes móveis como estratégia de alerta para as áreas que podem ser atingidas caso outra barragem rompa, cadastro dos profissionais em um banco de dados na busca por empregar esse trabalhadores foram colocados pela empresa. Além disso, a inclusão do valor da cesta básica na remuneração mensal também foi mencionada juntamente com a restruturação de estabelecimentos, como salão de beleza e comércio.

O promotor de justiça, Guilherme Meneguim, ressaltou na reunião que os moradores atingidos não são obrigados a aceitar a proposta oferecida pela Samarco. “Eles possuem o direito de entregar a proposta deles e esperar a resposta.  Caso a empresa não aceite a pauta entregue pelos moradores teremos que tomar providências jurídicas no Ministério Público”, completa.

Outro encontro foi marcado para próximo sábado, 28 de novembro, às 9h, no espaço Coliseu. Nessa assembleia, as comissões vão ser legitimadas e poderão entregar a pauta de reivindicações dos atingidos para a mineradora.

Com informações do MAB

   

Deixe aqui seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *