Arquidiocese de Mariana
Atingidos pelo Rompimento das Barragens

23/nov/2015
Barra Longa caminha na tentativa de se reerguer

A Igreja de São José, em Barra Longa, Região Pastoral Mariana Leste, continua sendo espaço para debater sobre a situação da cidade depois do rompimento da barragem de Fundão. Neste último sábado, 21 de novembro, o Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), juntamente com representantes da Samarco e barra-longuenses se reuniram para responder questionamentos e esclarecer dúvidas sobre como ficará Barra Longa.

Uma das questões mais evidenciadas pela comunidade foi a preocupação com a possibilidade da ruptura da barragem de Germano. Um dos engenheiros da empresa, Paulo Vilas Boas, explicou a situação estável da barragem inativa de Germano e afirmou que a água das chuvas não sobrecarregará a capacidade da barragem porque a água está sendo drenada. “Como a barragem de Santarém não servirá de ferramenta para o rejeito se acoplar à água e percorrer grandes distâncias, não há risco dos rejeitos de Germano chegar a Barra Longa, pois não teria água para auxiliar no encorpamento do rejeito, que é arenoso, como aconteceu com a de Fundão”, disse.

Os moradores atingidos problematizaram a falta de um técnico agrícola e de veterinários para analisar os pastos da cidade, dar um previsão de quando eles poderão ser novamente usados como alimento para o gado e a necessidade do cuidado aos animais, que garantam o sustento de muitas famílias na área urbana e na zona rural. A empresa assumiu o compromisso de enviar os profissionais das áreas o mais rápido possível para sanar as necessidades do município.

O pároco, padre Wellerson Magno, agradeceu a solidariedade e a participação do voluntariado na busca por auxiliar Barra Longa, que foi a primeira cidade a ser atingida pela lama apesar de nem ter sido citada, em um primeiro momento, pelos jornais. “As pessoas estão conhecendo a cidade, que é carente de recursos e que nesse assunto trágico está colhendo ensinamentos acolhidos pela fé e pela esperança”, completa.

Em relação às doações, o padre falou sobre a parceria entre a paróquia e a assistência social do município para receber os donativos de todo o Brasil. A paróquia ficou como centro de referência para as doações e distribuição de donativos.  “Nós estamos pedindo para quem tem o interesse de doar ligar para paróquia ou para a prefeitura. No momento, estamos precisando de água e materiais de limpeza”, explica. Para ajudar Barra Longa entre em contato pelo (31) 3877-5260.

   

Deixe aqui seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *