Arquidiocese de Mariana
Atingidos pelo Rompimento das Barragens

08/ago/2012
História do religioso Monsenhor Horta em livro

Obra entrecruza áreas de ciências humanas, filosofia e teologia para contar a vida do religioso marianense

O livro Monsenhor José Silvério Horta e a espiritualidade do bom pastor (1859-1933), escrito pelos historiadores Virgínia Buarque e Tiago Pires, será lançado no dia 11 de agosto, sábado, no Clube Marianense, em Mariana/MG, às 20h30. O lançamento integrará as comemorações em honra da Padroeira da Arquidiocese, Nossa Senhora da Assunção, que estão sendo organizadas pela Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, de Mariana. A publicação é da Editora Fino Traço.

A pesquisa de Virgínia Buarque e Tiago Pires levantou documentos da atuação poltítico-administrativa do sacerdote, que atuou como secretário e vigário-geral da Arquidiocese de Mariana. O religioso foi, durante um período de sua vida, exorcista do Bispado. Mesmo inspirando sua jornada religiosa na figura do  cura d’Ars (São João Maria Vianey), canonizado em 1925, Monsenhor Horta estava atento e receptivo às mudanças históricas que se processavam na Arquidiocese de Mariana, como o engajamento dos leigos no apostolado, e com os critérios ético-culturais da modernidade, como a valorização do trabalho.

O livro buscou refletir sobre como Monsenhor Horta, nas diferentes atividades em que exerceu em seu ministério, recorreu à representação do bom pastor, identificando os elementos que priorizou e os aspectos singulares que lhes conferiu. Afinal, para Monsenhor Horta, a figura do “pastor de almas” mostrava-se o ideal norteador de sua vida, como descreve na Autobiografia que redigiu um ano antes de sua morte: “Só levarei um pesar: o de não ter servido a Deus como deveria e o de não poder mais salvar as almas neste mundo”.

Em 27 de março de 2010, a Arquidiocese de Mariana instaurou a abertura do processo de beatificação de Monsenhor Horta.

Os autores:

Virgínia Buarque é  historiadora e professora do Departamento de História da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Tiago Pires, também historiador, formado pela UFOP, é mestrando em História pela Unicamp.

Os autores agradecem à Paróquia, especialmente aos padres Nédson Pereira de Assis e Geraldo Dias Buziani, que gentilmente cederem o espaço para o lançamento do livro.

Serviço:

Lançamento do livro Monsenhor José Silvério Horta e a espiritualidade do bom pastor (1859-1933)

11 de agosto  – sábado

20h30

No Marianense Futebol Clube (Praça Gomes Freire, 152 – Centro – Mariana/MG)

   

Deixe aqui seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *