Arquidiocese de Mariana
Atingidos pelo Rompimento das Barragens

22/dez/2015
Dioceses da Bacia do Rio Doce publicam declaração sobre a tragédia socioambiental causada pelo rompimento da barragem de Fundão

DSC_0209(4)As dioceses da Bacia do Rio Doce – Mariana, Itabira/Coronel Fabriciano, Caratinga, Governador Valadares e Colatina – reunidas nessa terça-feira, 22 de dezembro, em Mariana, publicaram uma declaração sobre a tragédia socioambiental causada pelo rompimento da barragem de Fundão.

O documento chama atenção para a populações dos municípios atingidos nos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, bem como a fauna e a flora ao longo da bacia do Rio Doce e deixa claro que as dioceses estão ao lado dos atingidos.

O encontro que hoje tivemos é de uma importância extraordinária e a discussão foi muito rica”, ressaltou o arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, que fez, também, questionamentos sobre a consequências e os responsáveis pela tragédia. “Que consequências para o Meio Ambiente essa tragédia vai deixar? Que consequências o mar vai sentir e já está sentido com os dejetos lá na foz do Rio Doce? Quais as implicações na saúde? Como que a vida humana vai se desenrolar daqui para a frente? Porque tudo o que está sendo feito agora é provisório, e o amanhã, como será? Tudo isso nos traz muita preocupação. E uma coisa é séria: por trás de um fenômeno desse há responsáveis. Nós não estamos diante de uma catástrofe da natureza, mas diante de um grande desastre, que tem por trás a mão humana”, disse Dom Geraldo.

Para o bispo da Diocese de Colatina (ES), Dom Joaquim Wladimir, o encontro veio, também, para unificar a linguagem da Igreja. “Vamos ter uma mesma linguagem, mesma reflexão e mostrar que estamos do lado dos atingidos. Vamos caminhar juntos, ano que vem teremos uma avaliação no meio do ano, mostrando a força da Igreja com outras entidades, como a Cáritas, o Mab e com outros comitês, porque se unimos forças cada um entra com uma ideia, um projeto de mobilização aí fica mais completo”, conta.

A reunião foi presidida por dom Geraldo. Além dos bispos de cada diocese, participaram da reunião os coordenadores diocesanos de pastoral, os integrantes da Comissão do Meio Ambiente da Província, Caritas Brasileira Regional Minas e Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

Propostas conjuntas

Durante a reunião foram apresentadas as realidades locais de cada diocese e elaboradas algumas ações que serão realizadas DSC_0211conjuntamente.

Enquanto Igreja nós temos que zelar pelo bem comum, para que os direitos dos atingidos sejam respeitado. E também para uma maior conscientização da população católica, levando em consideração a Campanha da Fraternidade, para que nós todos sejamos responsáveis por construir um mundo melhor, começando com um maior respeito pelo Meio Ambiente e pensando uma ecologia integral, como diz o Papa Francisco”, comenta o bispo de Governador Valadares, Dom Antônio Carlos Felix.

Leia a declaração na íntegra.

   

Deixe aqui seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *